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Aproveite o clima da Copa para aquecer sua Black Friday

7 de outubro de 2022

Uma das datas mais esperadas pelo consumidor brasileiro é a da Black Friday. Por isso mesmo, também é uma ótima oportunidade para quem quer vender mais. E este ano ela ocorre no começo de outra paixão nacional, a Copa do Mundo do Catar.  Ou seja, o mundial começa no dia 20 de novembro e a Black Friday é no dia 25.  Unir uma paixão à outra pode render bons frutos. 

No entanto, o mais importante é ser transparente com o seu cliente, criando promoções verdadeiras. Uma das principais críticas à Black Friday é o falso desconto. Isto é, empresas que aumentam o preço meses antes para depois anunciar um baita desconto. 

Consumidor de olho vivo 

O consumidor está cada vez mais conectado nas mídias sociais e não se deixa mais enganar. Bota a boca no mundo! Então, quem não quer perder a confiança dos clientes deve evitar esse tipo de prática. Analise bem o que você pretende colocar em promoção. Analise suas margens e faça uma promoção real, verdadeira. 

Atraia com produtos e serviços relevantes 

Use toda sua experiência das vendas realizadas durante o ano para oferecer o que realmente interessa aos clientes. Ou seja, antes de montar sua promoção, busque informações dos produtos mais vendidos ou dos serviços mais procurados. Assim, você pode realizar uma Black Friday mais atrativa. Contudo, isso não impede você de incluir nesse mix aquele produto ou serviço que precisa tornar conhecido ou diminuir estoque. Aliás é uma ótima oportunidade para isso. O importante é ter sempre um produto de atração. 

Black Friday: planeje bem para não ficar na mão 

O sucesso de qualquer estratégia de vendas passa pelo planejamento antecipado. Se você depende de fornecedores para mercadorias ou insumos, não deixe para última hora. Evite o desabastecimento. Isso pode derrubar suas estratégias. Além disso, quanto antes começar, mais chances de boas negociações de valores e prazos de pagamento. 

Comunicação é um diferencial 

Produtos e serviços relevantes e com bons descontos não são garantia de sucesso. A comunicação é essencial para a Black Friday. Afinal, as pessoas são atraídas pela promoção. Informar o seu cliente com antecedência e com recorrência é fundamental. Para isso, use todos os meios possíveis de contato: mídias sociais, WhatsApp, e-mails e etc. Faça postagens regulares com as promoções. Assim, seu cliente estará com você sempre no radar. 

 Atraia também pelo emocional 

Seja no físico ou no digital, aproveite a paixão pela Copa do Mundo para despertar o interesse do cliente. A Black Friday será na primeira semana do mundial e a empolgação vai estar em alta. Quem trabalha com produtos relacionados, já vai estar no clima. No entanto, você pode pegar a onda mesmo que seu negócio seja totalmente diferente. Ambiente e espaços, faça referências em sua comunicação. Use e abuse da criatividade. 

Meios de pagamento 

O PIX é o meio de pagamento mais usado hoje em dia. É uma segurança para você e para o cliente. No entanto, quanto mais formas de pagamento você tiver para oferecer, melhor! Isso amplia sua capacidade de venda. 

Fidelização 

A Black Friday também pode ser uma ótima oportunidade para fidelizar seus clientes. Além de uma promoção justa e verdadeira, você pode oferecer outras vantagens. Para pagamento a vista, por exemplo, ofereça cupons de desconto para uso em um mês de baixo movimento. Isto é, uma boa estratégia para aumentar vendas em janeiro. Pense nisso! 

Atendimento 

De nada adianta montar uma excelente estratégia e escorregar no atendimento. Afinal, ele pode ser o sucesso ou o fracasso na finalização da compra. Isso vale também para quem trabalha só ou para quem tem equipe. Seja presencialmente ou por meios eletrônicos, atenda com educação, passe corretamente todas as informações e nunca deixe seu cliente sem resposta. 

Em outras palavras, aposte na paixão do brasileiro pela Copa do Mundo, monte suas estratégias e tenha uma ótima Black Friday! 

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