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Conquiste seu cliente em cada contato. Ele é o seu melhor divulgador

9 de agosto de 2022

Conquiste seu cliente toda vez que ele entrar em contato com seu produto ou serviço. Afinal, é o melhor divulgador que se pode ter. Ou seja, o famoso boca a boca, que agora também ganhou versão digital, pode fazer a diferença no seu dia a dia. Pesquisas ressaltam que as pessoas ficam mais propensas a comprar produtos e serviços quando são indicados por alguém de sua confiança. 

Não basta apenas ter um bom produto ou serviço. O do seu concorrente pode estar no mesmo nível que o seu. Então, o que levará o cliente a escolher sua loja ou serviço? A qualidade e o encantamento em todas as etapas do relacionamento com o seu negócio. 

Confiança é a base de tudo 

Seja a mais clara e honesta possível com o seu cliente, mesmo que tenha cometido alguma falha. Não tente esconder ou disfarçar. Peça desculpas e ofereça uma solução ou benefício. Não tem coisa pior do que perceber que está sendo enganada. Do mesmo jeito que é para o bem, o boca a boca pode ser fatal para o negócio. No mundo digital isso é chamado de cancelamento. 

Esteja sempre presente 

Conquiste seu cliente também pelos pontos de contato. Use todos os canais de comunicação que você domina e dê respostas rápidas. Se você pouco usa o Instagram, por exemplo, esse não é seu canal de comunicação. Corre o risco de ver o questionamento do cliente tempos depois. Aí, o estrago já está feito. Portanto, escolha um canal que tenha mais facilidade de uso: SMS ou WhatsApp, por exemplo. Ou seja, deixe as demais mídias para divulgação. Lembre-se, seja próximo, mas não invasivo. 

Conquiste seu cliente: ofereça facilidades 

Você deve oferecer facilidades para que o cliente queira concluir uma compra de um produto ou serviço, seja em ambiente físico ou virtual. Entre essas facilidades podem ser meios de pagamento, entregas e até mesmo, nos casos de vestuário, a possibilidade de experimentar a roupa em casa. Afinal, a experiências também é um diferencial competitivo. 

Meios de pagamento 

Atualmente, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, o PIX, é o segundo meio mais utilizado no Brasil, atrás apenas do pagamento em dinheiro. Porém, cada perfil de consumidor pode demandar diferentes meios de pagamento. Ou seja, cartões de crédito ou débito, boletos de cobrança, débito em conta, Documentos de Crédito (DOC) e Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED), entre outros. 

No entanto, devem caber dentro da sua realidade. Os recursos das vendas por cartão de crédito demoram cerca de 30 dias para serem transferidos para a conta da sua empresa. Então, você precisa ter fluxo de caixa para segurar esse tipo de operação. 

Por outro lado, os meios eletrônicos de pagamento protegem seu negócio da inadimplência, além de aumentar as vendas e ampliar acesso ao crédito. Bem como eliminam os custos pagos com boletos bancários. 

Entregas 

As entregas próprias em seu entorno podem fazer uma grande diferença e ser de baixo custo operacional. Mapeie e determine um raio de atendimento. Caso tenha condições e demanda suficiente, vale a pena ter um entregador para perímetros mais distantes. 

Atendimento pelo WhatsApp 

Outra facilidade que ganhou corpo durante a pandemia foi o uso do WhatsApp, especialmente no comércio local. A troca de mensagem instantânea possibilita fechar uma venda com maior assertividade e agregar valor ao pedido. Ou seja, você pode sugerir um produto substituto, caso não tenha o que foi pedido, e até mesmo um complementar. Pediu lanche, ofereça a bebida. Marcou hora para o corte de cabelo, sugira uma hidratação. 

Aliás, esse tipo de atendimento também é uma ótima oportunidade para você montar um cadastro de contatos dos seus clientes. Inclusive com suas preferências de compra de serviços ou produtos. Assim, pode antecipar suas necessidades. Você pode lembrar sua cliente, por exemplo, quando estiver próximo do tempo de fazer uma nova hidratação. 

Contudo, neste caso, é importante que o seu celular seja comercial. Evite, se possível, usar seu número pessoal. Com isso, você terá mais controle das mensagens recebidas e enviadas. Deixe claro o horário de atendimento. Além disso, seja rápida especialmente na primeira resposta, que deve começar com um cumprimento. Se você estiver ocupada, avise que retornará o mais breve possível.  E retorne, mesmo! Procure usar uma linguagem clara e próxima do seu cliente. Da mesma forma cordial, encerre o atendimento com um cumprimento e agradecimento. 

Enfim, trate seu cliente como se ele fosse único. Transforme-o em um fã do seu negócio. O resultado será surpreendente! 

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