Datas comemorativas são ótimas oportunidades para vender mais
24 de agosto de 2022
As datas comemorativas, também conhecidas como sazonais, são excelentes alavancadoras de vendas. Por mais que o dinheiro esteja curto, a gente sempre dá um jeitinho de celebrar, de reunir os amigos e família, de presentear quem a gente ama… Na sua maioria, são ocasiões que mexem com o sentimento, com o emocional do consumidor.
No entanto, para alcançar bons resultados, você precisa planejar e preparar suas ações com antecedência. Ou seja, qual produto ou serviço é mais adequado para aquela ocasião; se vai fazer ou não uma promoção ou montar kits especiais, entre outras. Essas decisões vão acarretar novas providências. Por exemplo, você tem produtos suficientes, vai precisar de embalagens para presente, etc? Além disso, ao planejar as compras de insumos com antecedência, você pode negociar melhor com os fornecedores.
Quem tem ponto físico precisa também pensar na ambientação do local. Isto é, criar uma identidade visual com a data a ser trabalhada. Desse modo, deixará sua loja mais atrativa, despertando interesse também de quem passa pela frente.
Aliás, o Conselho do Varejo – CDV, da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, disponibiliza materiais promocionais para as principais datas. Peças de comunicação e divulgação para uso em mídias sociais, bem como em pontos de venda.
Datas comemorativas: comunicar é fundamental
Já ouviu aquela frase “quem não se comunica se trumbica”? Em outras palavras, de nada adianta você criar uma bela promoção, kits maravilhosos, deixar o ponto de venda um primor e seu cliente não ficar sabendo.
Sendo assim, use os mais diversos canais de comunicação para interagir com seu público. Vale tudo: mensagem, telefonema, e-mail, mídias sociais… O importante é levar a informação correta e como se fosse exclusiva. Sempre que possível, use o nome do cliente na comunicação. Isso vai criar maior aproximação, um sentimento de acolhimento.
Veja algumas das principais datas comemorativas para o comércio
Páscoa – Embora tenha origem religiosa, a data ganhou também significado de celebração em família. Então, pense além do chocolate. Com criatividade, o coelho da Páscoa pode vender de tudo um pouco.
Dia das Mães – Comemorado no segundo domingo do mês de maio é, sem dúvida, uma das mais importantes. Aqui vale presente para mães, esposas, namoradas, tias, madrinhas… Viu quantas possibilidades?
Dia dos Namorados – No Brasil é celebrado no dia 12 de junho. Inove na sua comunicação e seja acolhedora com todos os tipos de casais. O importante é celebrar o amor. Aliás, este é um mês de boas oportunidades por contas das festas juninas.
Dia dos Pais – Cai sempre no segundo domingo de agosto. Aqui também vale lembrar de celebrar e presentear pais, tios, padrastos, padrinhos, avôs…
Dia das Crianças – 12 de outubro, data que também se celebra a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Como é feriado nacional, acaba virando um feriadão. Então, dá para estimular presentes para crianças, produtos para viagens, churrascos etc.
Dia das Bruxas – O Halloween, nome em inglês, tem conquistado o público brasileiro, especialmente crianças e jovens, nos últimos anos. É comemorado no dia 31 de outubro. Bom para comércio de fantasias, doces, alimentos e bebidas.
Black Friday – Outra data americana que está se tornando cada vez mais relevante para o comércio. Afinal, quem não gosta de uma boa promoção. Acontece, geralmente, na última quinta-feira de novembro.
Natal – 25 de dezembro, a mais importante do ano. De presentes a produtos para ceia, uma infinidade de oportunidades. Período de amigos secretos e muitas comemorações. Isso sem falar que em seguida vem o Ano Novo.
Datas especiais
Semana do Brasil – Criada há três anos pelo Governo Federal para movimentar o comércio, acontece sempre na semana da Independência. Este ano será de 04 a 10 de setembro. Entre nessa também e aproveite para dar uma sacudida nas vendas.
Copa do Mundo – Outra grande oportunidade para o comércio este ano. Camisetas, acessórios, fantasias, bebidas, alimentos, etc. Por conta da paixão nacional pela seleção brasileira, tudo o que for embalado em verde-amarelo tem apelo comercial. Faça seu gol!
Sampa Week: evento que movimenta a cidade de São Paulo
Uma semana inteira para comemorar o aniversário de São Paulo e começar o ano com o pé direito. O projeto nasceu em 2020, na Associação Comercial de São Paulo, junto ao varejo, a partir das necessidades do setor e da oportunidade de dar início a algo novo, único e grandioso para a cidade de São Paulo.
O que começou como uma iniciativa voltada para ampliar a sustentação e a movimentação da cidade em prol do varejo, rapidamente se transformou em algo muito maior. Ou seja, a Sampa Week se tornou um evento oficial do calendário da cidade, de acordo com a Lei Nº 17.558, de 31 de maio de 2021.
Viu só quantas oportunidades para dar aquela movimentada nas vendas. E essas são apenas algumas datas. Busque na internet um calendário de efemérides e aproveite outras oportunidades como carnaval, dia do cliente, dos avós, da amizade, da mulher…