Revista Veja - Uber firma parceria com entidade visando mais motoristas mulheres

23 de fevereiro de 2024

A Uber e o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) anunciaram uma parceria nesta terça-feira, 3, voltada ao público feminino. O foco da iniciativa é divulgar a plataforma da Uber como opção de geração de renda com flexibilidade para mulheres empreendedoras. “Sempre buscamos incentivar que mais mulheres assumam a direção de carros e de suas vidas também”, diz Gabriela Barbosa, gerente de Políticas Públicas da Uber, lembrando que o empoderamento feminino está relacionado à independência financeira. A companhia tem o entendimento de que as usuárias da plataforma tendem a se sentir mais confortáveis ao serem atendidas por motoristas mulheres, outra razão para o estímulo ao segmento.

Revista Empreende - ABF firma parceria com CACB e CMEC para alavancar empreendedorismo feminino no franchising

23 de fevereiro de 2024

A ABF – Associação Brasileira de Franchising, com o objetivo de ampliar ainda mais a participação das mulheres no setor, valorizando também a diversidade e a equidade de gênero, anuncia parceria com o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O trabalho conjunto das entidades acaba de ser formalizado por meio da assinatura de um documento, na sede da CAC, em Brasília. A parceria prevê o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para a promoção do empoderamento feminino por meio da sua autonomia financeira.

GPSbrasilia - CMEC firma parcerias para fortalecer empreendedorismo feminino

23 de fevereiro de 2024

Em uma iniciativa idealizada para fomentar a presença feminina no mundo do empreendedorismo, o Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura (CMEC) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) firmou acordos de cooperação com três entidades: Uber, Meta e Associação Brasileira de Franchising (ABF). As conquistas foram celebradas em um jantar na noite desta terça-feira (3), que contou com a presença de empresárias e autoridades femininas, na sede da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

O acordo com a ABF propõe ampliar o acesso de mulheres a conhecimentos e capacitação em franquias por todo o Brasil. A associação também oferece cursos e palestras que orientam donos de pequenos negócios a divulgar seus empreendimentos nas redes sociais. De acordo com o Portal do Franchising, 48% das pessoas que buscam uma franquia são mulheres, mas apenas 19% desse tipo de negócio são gerenciados por elas.

Diário do Comércio - Parceria alavanca empreendedorismo feminino no franchising

23 de fevereiro de 2024

Com o objetivo de ampliar ainda mais a participação das mulheres no franchising, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de firmar parceria com o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). A parceria prevê o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para a promoção do empoderamento feminino por meio da sua autonomia financeira.

ABF - ABF firma parceria com CACB e CMEC para alavancar empreendedorismo feminino no franchising

23 de fevereiro de 2024

A ABF – Associação Brasileira de Franchising, com o objetivo de ampliar ainda mais a participação das mulheres no setor, valorizando também a diversidade e a equidade de gênero, anuncia parceria com o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O trabalho conjunto das entidades  acaba de ser formalizado por meio da assinatura de um documento, na sede da CAC, em Brasília. A parceria prevê o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para a promoção do empoderamento feminino por meio da sua autonomia financeira.

METROPOLES - Evento Encontro Liberdade para Empreender reúne mulheres em Brasília

1 de junho de 2023

Brasília exala empreendedorismo. Não à toa, está em quarto lugar no ranking Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), publicado em abril. Na tarde dessa terça-feira (30/5), a capital federal serviu de palco para o primeiro Encontro Liberdade para Empreender na região Centro-Oeste. Voltado ao público feminino, a edição reuniu em torno de 600 mulheres de negócios no espaço Villa Rizza.

Presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait esteve à frente do evento. Empresárias, autoridades e referências femininas dos Três Poderes prestigiaram a ocasião, a exemplo da primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, e Cíntia Chagas, intitulada “professora mais divertida do Brasil”.

Edgar Marra/Imagem cedida ao Metrópoles
Ana Claudia Badra Cotait e a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha
Edgar Marra/Imagem cedida ao Metrópoles
Cíntia Chagas, professora e influencer digital, ao lado de Ana Claudia Badra Cotait

Defensor do empreendedorismo e da micro e pequena empresa, o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) compareceu à edição do encontro regional e ministrou uma palestra com as participantes. A edição contou com três painéis, entre eles, Cenários e Investimentos, ministrado por Guilherme Pini, head do BTG Pactual; e O Poder da Comunicação, apresentado pela educadora Cíntia Chagas.

A psicóloga Regina Politi conduziu o terceiro painel A Mulher e o Dinheiro — Entendendo os Vieses. Ao longo da tarde, as presentes puderam trocar experiências, fazer network e buscar oportunidades para o crescimento de seus negócios. Ao término das palestras, as convidadas degustaram delícias de um coquetel preparado pela Villa Rizza.

Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, Ana Claudia destacou ser uma honra trazer para o solo brasiliense um evento já consagrado em São Paulo. “Me sinto muito emocionada e feliz, porque Brasília hoje não é mais uma cidade só política, é uma capital empreendedora. Nós temos grandes mulheres empreendedoras e empresárias. Esse evento só tem a agregar e conectar pessoas” reiterou.

“Estou muito feliz e até um pouquinho emocionada. É a minha cidade! Trazer esse evento que é tão grande para Brasília, e que fazemos em São Paulo há três anos, foi uma honra enorme”, completou a presidente do CMEC.

- CMEC da Associação Comercial de São Paulo inicia a Campanha do Agasalho 2023

18 de maio de 2023

Este ano, além da ampliação dos pontos de coleta, também é possívelfazer doação via PIX O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), inicia a edição 2023 da tradicional Campanha do Agasalho. Este ano com duas novidades: a possibilidade de doações via PIX e a ampliação dos pontos de coleta, subindo para 19 localidades. Se antecipando ao período de frio, a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, faz um apelo para que as pessoas abram o coração e participem da campanha que vai de 09 de maio a 30 de junho. “Este é um momento no qual todos precisamos ajudar, muitas pessoas estão passando por necessidades, precisamos ser solidários”, declara. Além dos tradicionais 16 pontos de coleta localizados nas distritais e na sede da ACSP, este ano é possível entregar sua doação nos escritórios de serviço localizados na Feira da Madrugada, no Shopping West Plaza e no escritório de Moema (veja endereços abaixo). Este ano também foi criada uma chave PIX exclusiva (cmec@cmecmulher. com.br) para a campanha e todo valor recebido será convertido na compra de agasalhos. O presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, endossa a campanha: “Fazer o bem a quem precisa é uma obrigação primordial do ser humano. Minha família e eu separamos algumas roupas limpas e em perfeitas condições de uso e fizemos nossa doação. Queremos convidar todas as pessoas a fazer o mesmo. Um pouquinho de cada um pode aliviar ao frio daqueles que mais precisam”. Na campanha do ano passado, a ACSP arrecadou 150 mil peças, que foram distribuídas para entidades assistenciais cadastradas, para a população em situação de rua e pessoas carentes da cidade de São Paulo. Saiba onde entregar sua doação nas áreas do Centro e zona Leste: ACSP (SEDE) – Rua Boa Vista, 51, Centro ESCRITÓRIO DE SERVIÇO BRÁS – Rua Monsenhor Andrade, 811, Brás (Shopping Feira da Madrugada, Térreo Corredores HeJ) DISTRITAL CENTRO – Rua Galvão Bueno, 83, Liberdade DISTRITAL MOOCA – Rua Madre de Deus, 222, Mooca DISTRITAL PENHA – Av. Gabriela Mistral, 199, Penha de França DISTRITAL SÃO MIGUEL – Av. Marechal Tito, 1042, São Miguel Paulista DISTRITAL TATUAPÉ – Largo Nossa Sra. Do Bom Parto, 163, Vila Gomes Cardim

REPÓRTER NA RUA - CMEC realiza encontro de negócios no SEBRAE nesta terça-feira (25)

9 de maio de 2023

As empreendedoras poderão apresentar seus negócios em busca de novos parceiros, fornecedores além da troca de experiências. O CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Ourinhos), da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) realizará nesta terça-feira (25) a primeira reunião de negócios focado em apresentações empresariais, a fim de promover encontros que frutifiquem em parcerias, novos negócios e troca de experiências.

Continua depois da Publicidade O evento é aberto para associadas e não associadas do CMEC, pois tem como objetivo aumentar ainda mais o grupo de mulheres que já integram efetivamente o conselho e participam de diversas atividades que promovem conhecimento, atualização permanente e networking. No encontro, as empresárias terão a oportunidade de apresentar sua empresa para todos os participantes para fazer conexão interessantes, e também poderão entregar material gráfico, trocar cartões, etc. “As parcerias são elementos-chave para o crescimento e prosperidade de um negócio.

Portanto, é muito importante que a empreendedora se prepare para participar desse encontro, com uma breve apresentação do seu negócio na ponta da língua. Será um momento muito prazeroso para todas nós”, destacou a coordenadora do CMEC, Daniela Sanches. O evento que é gratuíto, estará arrecadando 3 litros de leite por participantes, que será doado para a entidade RECCO (Rede de Combate ao Câncer de Ourinhos) O CMEC O conselho foi criado após iniciativa da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e da ACE Ourinhos, que juntos pretendem incentivar e fomentar a participação da mulher nas áreas empresarial, política institucional e social do Estado. Já foram realizadas diversas ações para o núcleo feminino, como palestras, workshops, missões em eventos da cidade de São Paulo e o grupo não para de crescer.

PASSANDO A RÉGUA/OURINHOS - CMEC realiza encontro de negócios no SEBRAE nesta terça-feira (25)

9 de maio de 2023

Nesta terça-feira (25), o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Ourinhos (CMEC), da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), realiza sua primeira reunião de negócios voltada para apresentações empresariais. O objetivo é promover encontros que possam gerar parcerias, novos negócios e troca de experiências entre as empreendedoras.

O evento é aberto para associadas e não associadas do CMEC, uma oportunidade para aumentar ainda mais o grupo de mulheres que já integram o conselho e participam de diversas atividades que promovem conhecimento, atualização permanente e networking. Na reunião, as empresárias terão a oportunidade de apresentar suas empresas e fazer conexões interessantes, além de poderem entregar material gráfico, trocar cartões, entre outras coisas.

A coordenadora do CMEC, Daniela Sanches, destaca a importância das parcerias para o crescimento e prosperidade de um negócio e orienta as empreendedoras a se prepararem para participar do encontro com uma breve apresentação de seus negócios na ponta da língua. “Será um momento muito prazeroso para todas nós”, destaca. O evento é gratuito, mas os participantes devem doar 3 litros de leite que serão destinados para a RECCO (Rede de Combate ao Câncer de Ourinhos).

O CMEC foi criado após iniciativa da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e da ACE Ourinhos, com o objetivo de incentivar e fomentar a participação da mulher nas áreas empresarial, política institucional e social do Estado. O conselho já realizou diversas ações para o núcleo feminino, como palestras, workshops, missões em eventos da cidade de São Paulo e não para de crescer. Com informações da ACE

Financeone - Mulheres empreendedoras: CMEC e Bradesco lançam programa de mentoria e acesso a crédito

9 de maio de 2023

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) em parceria com o Bradesco, divulgou o 1° Ciclo de Mentoria para Mulheres Empreendedoras.

A parceria entre CMEC e Bradesco é exclusiva e já selecionou 44 mulheres de 15 estados brasileiros. O objetivo é fazer uma imersão empresarial de dois meses, onde espera-se ajudar as empreendedoras a compreender melhor seus negócios e a encontrar soluções para sair ou evitar inadimplência.

O programa para mulheres empreendedoras também terá uma mentoria de acesso ao crédito e para ampliar suas atuações no mercado.

“Fizemos um programa para a mulher que precisa do crédito. O intuito é ajudar as mulheres a empreender para que elas tenham liberdade financeira e sejam gestoras da sua própria vida”, afirmou Ana Claudia Badra Cotait, presidente nacional do CMEC.

Mulheres empreendedoras: como surgiu a parceria da CMEC com Bradesco
Fabiana Falcão, gerente de produtos do Bradesco, explicou como surgiu a proposta da mentoria para mulheres empreendedoras.

“Quando a Ana nos procurou para falar da parceria, ela estava preocupada em como a gente poderia conceder o crédito e também ensinar as mulheres a terem cada vez mais ferramentas e conhecimento para que elas pudessem alavancar seus negócios. A parceria funciona desde o ano passado. A ideia inicial era atender mulheres como pessoa jurídica em todo o país. Todo esse processo foi acompanhado e auditado pelo Bradesco e hoje nós temos essa honra de lançar o programa”.

Mulher usando notebook para ler livros sobre finanças
CMEC e Bradesco abrem mentoria exclusiva para mulheres empreendedoras. Programa já selecionou 44 mulheres de 15 estados brasileiros

Cronograma da mentoria para as mulheres
Na prática, a mentoria seguirá alguns passos, são eles:

    • como entender a necessidade da mulher baseado em seu ramo empresarial;
    • montar um programa de apoio;
    • oferecer atendimento personalizado realizado por gerentes do Bradesco;
    • aplicar uma trilha de capacitação levando confiança e apoio para gerir a vida financeira;
    • acompanhar os resultados e entender como o Bradesco pode continuar te ajudando.

Essa trilha de capacitação envolve desde a descoberta de habilidades e o desenvolvimento de criatividade, inovação, liderança e inteligência emocional, até métodos de gestão financeira e de marketing.

Ao final do primeiro ciclo, o Bradesco e o CMEC deverão iniciar um segundo grupo de monitoria expandido. O período de inscrição para as novas turmas será comunicado em breve. O atual programa se encerrará em julho, após dois meses de mentoria imersiva.

Como funciona o CMEC
O Conselho da Mulheres Empreendedora e da Cultura (CMEC), é presidido por Ana Claudia. O CRME atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais.

Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Atualmente existem mais de 300 Conselhos da Mulher em todo o Brasil.