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Veja como fazer do WhatsApp um aliado em suas estratégias de venda

11 de outubro de 2022

A comunicação instantânea conecta cada vez mais pessoas, empresas e clientes no mundo todo. Com a pandemia, o WhatsApp se tornou também uma poderosa ferramenta de vendas. Contudo, assim como nas outras redes sociais, o bom uso é essencial para que o resultado não seja o inverso do que se espera. Ou seja, perder o cliente em vez de conquistar. 

O aplicativo possui também uma versão comercial. O WhatsApp Business tem várias funcionalidades que permitem, inclusive, criar um catálogo de produtos. A conta comercial é gratuita e fácil de usar. Porém, antes de tudo, precisamos falar sobre atendimento. 

Virtual ou presencial, foque no atendimento 

Não importa em qual dos mundos, físico ou digital, a primeira impressão é a que fica. Alguns comportamentos e atitudes, contudo, são universais em qualquer relacionamento humano, especialmente com o cliente. 

Seja cordial e educada; 

Use um tom voz e linguagem adequados; 

Saiba ouvir e entender a necessidade do cliente; 

Ofereça a melhor solução para o que ele precisa; 

Conheça bem o produto ou o serviço que vai oferecer;

Seja prestativo e transparente.

  

WhatsApp como ferramenta de vendas 

O aplicativo pode ser seu grande aliado no relacionamento com seus clientes. No entanto, você deve se lembrar que do outro lado está um consumidor e não um amigo de infância. Sua postura deve ser a mais profissional possível. Assim, trocas de mensagens podem ser, reenviadas, printadas e jogadas nas redes sociais. E, como dizem por aí, seja para o bem ou para o mal, caiu na rede viralizou. 

Otimize a base de contatos 

Sua base de contatos pode ser formada por acessos via links em outras redes ou por contato pessoal. Seja por qual for o meio, o importante é você classificar esses contatos. Isso é muito importante na hora de montar os grupos de transmissão. A primeira coisa que você deve fazer é ter a autorização do cliente para enviar mensagens, informações sobre produtos, promoções etc. A intenção é fidelizar o cliente e não o aborrecer. 

Segurança de dados 

A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD também vale para dados fornecidos por mensagens instantâneas. Ou seja, você é responsável pela segurança dos dados enviados por seus clientes. Além disso, você deve informar como e onde vai usar. Por exemplo, para emitir a NF. Caso você não seja a única pessoa a atender pelo WhatsApp, após o uso dado salve em lugar seguro e delete do celular. 

Não seja invasiva 

Ok, o cliente topou fazer parte da sua lista de transmissão. Entretanto, isso não quer dizer que você tem o direito de ficar entupindo o celular dele de imagens, vídeo e mensagens. E muito menos a qualquer hora! Estabeleça um horário para envio. Por exemplo, entre 10 da manhã e quatro da tarde. Dependendo do seu ramo de negócios, evite, se possível, mensagens nos finais de semana. Afinal, bom senso não faz mal a ninguém! 

Atendendo pelo celular 

Valem as mesmas regras de um atendimento presencial. Bom dia, boa tarde e boa noite, em que posso ajudar, obrigada, volte sempre são palavrinhas mágicas! Na hora de escrever uma mensagem, faça de forma clara e objetiva. Evite textos longos, palavras difíceis e informações não relevantes. Também tome muito cuidado com o tom de voz na hora de responder por áudio. 

Ilustrando a conversa 

Dependendo do encaminhamento da conversa, pergunte se o cliente gostaria de ver uma foto ou mesmo um vídeo do produto que ele tem interesse. Isso pode facilitar a decisão de compra. Porém, envie fotos e vídeos atrativos, que ressaltem as qualidades do produto. 

Exercite a paciência 

A agitação e os inúmeros compromissos fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Pense que seu cliente nem sempre vai parar tudo o que está fazendo para trocar mensagens com você. Por uma série de motivos, ele pode demorar em retomar a conversa. Por outro lado, vai ter aquele que parou tudo, que precisa saber dos mínimos detalhes e vai pedir mil e uma informações. Para os dois casos, seja muito paciente e prestativa. 

Regra de ouro 

Nunca deixe um cliente sem resposta. Seja rápido no retorno, mesmo que seja para dizer que não conseguirá dar atenção adequada naquele momento e que e retornará o mais breve possível! 

Boas vendas! 

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