#Empreendedorismo e Cultura

Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACSP fomentará empreendedorismo feminino por todo o País a partir de 2022

2 de dezembro de 2021

Ana Claudia Badra Cotait vai assumir a presidência do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)

Com o objetivo de coordenar ações para incentivar a participação das mulheres de todo o Brasil nas áreas empresarial, cultural, político-institucional e social, Ana Claudia Badra Cotait, foi indicada para presidência do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), no triênio 2022 – 2024.

O anúncio foi feito na terça-feira (30), durante a eleição do novo presidente da entidade, Alfredo Cotait Neto, em Brasília. Ana Claudia é a atual presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Esse modelo de gestão associativista de fomento ao empreendedorismo feminino adotado na capital paulista e no interior de São Paulo servirá de exemplo para o Brasil.

Em pouco menos de três anos de gestão como presidente do CMEC da ACSP e da Facesp, Ana Claudia conseguiu expandir de oito núcleos empresariais femininos para mais de 180 em todo o Estado por meio da Facesp. Hoje, além do Conselho atuar como um fórum de referência de estudos e debates, também está presente em 164 cidades paulistas.

“Estamos conseguindo fazer muito pelas empresárias em São Paulo. Agora, queremos correr por todo o Brasil ao lado do presidente Cotait e implantar nosso modelo em todo o país”, disse Ana Claudia Badra Cotait.

Para fomentar e fortalecer os negócios, o CMEC da ACSP e da Facesp já firmou parcerias para ofertar linhas de crédito especiais, com juros baixo, às mulheres empreendedoras; passou a oferecer acessos a plataformas de e-commerce e em outra para capacitação e qualificação profissional – inclusive com cursos gratuitos; a ofertar bolsas de estudos para graduação, além de realizar eventos que promovem o networking entre as empresárias.

No campo social, o CMEC está à frente de importantes campanhas como a do Agasalho e a do Dia da Criança. O incentivo à cultura está entre os pilares do Conselho. Por isso, o Prêmio Tarsila do Amaral reconhece o trabalho de mulheres conectado diretamente à cultura e ao empreendedorismo.

Recentemente, o Conselho promoveu o 2° Encontro Liberdade para Empreender – Protagonismo Feminino nos Negócios, um megaevento que surgiu para valorizar o fomento de negócios entre as mulheres e a disseminação da cultura pelo Brasil. Durante um dia inteiro, mulheres vindas de todos os bairros de São Paulo e do interior puderam interagir, por meio de painéis de debates, com personalidades que são referências nos setores financeiro, do agronegócio, da política, da tecnologia, do marketing, da responsabilidade social e também da cultura. A empresária Ana Claudia Badra Cotait assume seu novo posto no Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), no dia 1º de janeiro. Servidora aposentada do Senado, atualmente ela é, além de presidente do CMEC, diretora da Câmara de Comércio Brasil Líbano e da Associação Cedro do Líbano.

FONTE: ACSP

COMPARTILHE