#Empreendedorismo e Cultura

Distrital Sudeste da ACSP é a primeira a receber projeto piloto em prol da autoestima da mulher

13 de junho de 2022

A Distrital Sudeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), localizada no bairro da Vila Mariana, passa a abrigar, a partir de agora, o projeto piloto “Florescer da Autoestima da Mulher”, criado pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) com o objetivo de levar autoconhecimento e autocuidado à mulheres que sonham ou desejam empreender.

O caminho escolhido para esse objetivo é a criação de redes de apoio em que a mulher em situação de vulnerabilidade possa contar com orientação, acolhimento e encaminhamentos a serviços necessários nas áreas de saúde, justiça, psicologia e outros apoios multidisciplinares, além da capacitação da mulher para atuação no empreendedorismo.

Com a inauguração do primeiro polo na Distrital Sudeste, representantes do CMEC no local passam a desenvolver e buscar parcerias para construção de políticas públicas e redes de apoio às mulheres, sempre buscando o fortalecimento de sua autoestima. Algumas das quais já estão em fase avançada de acerto como com a OAB 116º subseção Jabaquara, Faculdade Anhanguera campus Vila Mariana, Hospital São Cristóvão, Igreja Baptista de Moema, além do Instituto Amor & Mechas.

Tais empresas devem contribuir com o projeto dedicando 10 horas por mês em trabalhos voluntários no âmbito do Florescer da AutoEstima da Mulher. Projeto este que, pelas mãos do vereador Aurélio Nomura, se tornou na lei municipal número 17.741, sancionada em janeiro de 2022 e que estabelece o dia 21 de setembro como  Dia Florescer da Autoestima da Mulher, que reafirma a preocupação do poder público com o tema.

Emocionada, a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, agradeceu o apoio de todos no projeto e, agora empossada também como presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura Nacional (CMEC Nacional), pretende levar o projeto a outras regiões, cidades e estados do País.

“Queremos transformá-lo numa ação permanente. A autoestima impacta profundamente a vida da mulher. Com ela, a mulher se torna independente, desenvolvedora e agregadora. O projeto nos mostra a diferença que isso faz na vida dela no dia a dia”, comentou a presidente.

A Dra. Celi Paulino Carlota, coordenadora do CMEC na Distrital Sudeste e uma das co-criadoras do projeto, enalteceu a fala da presidente: “O empreendedorismo liberta e é isso que queremos levar para mulheres em situação de vulnerabilidade. Em breve, teremos um aplicativo pelo qual essas mulheres poderão nos procurar. E já estamos captando empresas e instituições parceiras para distribuir esses atendimentos. A capacitação delas ao empreendedorismo fecha o ciclo tornando aquela mulher, que estava em situação desfavorável, em uma potência desenvolvedora e, quem sabe, numa disseminadora da mente empreendedora”, disse.

Para a Dra. Fabíola Macedo Vasconcellos Koschitz, também coordenadora do CMEC na Distrital Sudeste e co-criadora do projeto, é preciso aproveitar a força da ACSP e estimular o associativismo entre as mulheres. “O network e o associativismo fazem a diferença na vida da empreendedora. Leva a melhores negócios e ao desenvolvimento de políticas que beneficiem elas próprias”, salienta.

Segundo as coordenadoras do projeto, podem ser parceiros do Florescer da AutoEstima da Mulher as associações, empresas ou empresários, entidades de classe, instituições governamentais e não governamentais, além de instituições de ensino, organizações religiosas e outros setores da sociedade que têm empatia com a causa ou conhecimento sobre o tema.

Anfitrião do evento, o superintendente da Distrital Vila Mariana, Paulo Simões de Medeiros Junior, se mostrou orgulhoso em receber o projeto piloto Florescer da AutoEstima da Mulher e afirmou trabalhar firme pelo sucesso da empreitada.

“Além de fazer o bem, atendendo a parte da saúde, do psicológico e, claro, autoestima, iremos levar empreendedorismo a essa mulher em situação de vulnerabilidade. Dessa maneira, garantimos que ela saia de um ciclo ruim para adentrar em um projeto que vai valorizá-la como pessoa e trazer mais desenvolvimento para todos os envolvidos, inclusive a família”, afirmou.

Espaço Mulher Autora

Durante a apresentação do projeto Florescer da AutoEstima da Mulher, foi inaugurado na Distrital Sudeste o segundo Espaço da Mulher Autora, um local com livros escritos exclusivamente por mulheres, incentivando a leitura de mulheres autoras.

Trata-se do segundo espaço do tipo, já que o primeiro foi inaugurado recentemente na Biblioteca do Comércio, localizada no prédio-sede da ACSP.

Entre convidados do projeto relacionado a autoestima, a inauguração do novo espaço contou com a presença de autoras como Priscila Agapito, Dra. Águida Arruda Barbosa, Dra. Celi Paulino Carlota, entre outras.

Após as cerimônias, foi oferecido um coquetel aos convidados e presentes no lançamento dos projetos. Confira mais informações na página oficial do CMEC.

COMPARTILHE