#Elas na cultura

Andreia Dornel inovou e empreendeu na própria profissão

23 de agosto de 2022

Empreender é realizar e nós, mulheres, sabemos realizar. Temos o empreendedorismo dentro de nós. Mas nem sempre sabemos como materializar essa realização. Uma empreendedora não é, necessariamente, apenas quem abre um negócio. Você pode empreender e inovar dentro da própria profissão, na empresa onde trabalha… Eu, por exemplo, empreendi muito quando trabalhava como funcionária do Senado Federal.  Agora, eu convido você a conhecer a história da Andreia Dornel que inova e empreende como professora. 

Boa Leitura 

Ana Claudia 

Desde criança, Andreia Dornel sonhava em ser professora. Formada em Administração de Empresas, trabalhou por alguns anos na área comercial e tocou uma pequena empresa com o marido. Mas a realização veio quando começou a ministrar aulas. “O intraempreendedorismo sempre foi algo muito forte em mim. Portanto, sempre fui uma profissional que aproveitava as oportunidades no mercado de trabalho. Mas, o que eu realmente desejava era ser professora”, conta. 

Então, decidiu mudar o rumo da sua vida profissional para realizar o sonho. Entrou para a carreira acadêmica como professora de gestão e negócios no ensino técnico médio. No entanto, quem tem mentalidade empreendedora está sempre enxergando oportunidades e abraçando desafios. “Devido a minha experiência profissional, fui convidada para atuar como mentora de empreendedorismo em projetos de criação e desenvolvimento de negócios”, lembra. 

Com isso, Andreia Dornel passou a ter maior contato com mulheres que desejavam empreender. Bem como a observar suas dores, questionamentos, inseguranças. “Notei que muitos desses questionamentos, tais como: ‘será que vou dar contar?’, ‘como faço para conseguir o que quero?’, eram muito comuns. Bem como dúvidas relacionadas com atitudes, comportamentos e postura empreendedora.” 

Andreia Dornel vê uma nova oportunidade de empreender 

Foi a partir desses apontamentos que ela viu uma oportunidade de inovar dentro do que ela já fazia: ensinar, educar, compartilhar conhecimento. Assim surgiu o projeto do livro “Mulher empreendedora de si mesma. A inovação começa em você”. 

“O livro surgiu a partir do momento em que percebi que essas dúvidas das alunas eram dores que eu também compartilhava. “Nele eu procuro auxiliar as mulheres a desenvolverem seu potencial criativo e inovador. Seja nos negócios ou na condução das suas das suas vidas”, conta. 

Ideia amadurecida e planejamento feito, Andreia aproveitou o período de isolamento social para escrever o livro. O lançamento foi em 8 de março de 2021, Dia Internacional da Mulher.  O plano de negócios também incluía palestras e oficinas, que segue fazendo. 

O que é ser empreendedora de si mesma? 

De acordo com Andreia, é uma atitude empreendedora. Ou seja, quando a mulher assume responsabilidade pela sua vida e pelas suas escolhas. Bem como pelo que ela deseja para si, como vai construir e traçar estratégias para alcançar seus objetivos. “Quando está focada nela mesma, essa mulher que vai à luta, segue em busca dos seus sonhos, mas de uma forma equilibrada, de uma forma consciente”, explica. 

Em outras palavras, segundo Andreia, é conhecer a si mesma, descobrir suas fortalezas e pontos fracos. Usar a energia naquilo que traçou como propósito de vida. É cuidar da saúde, ter responsabilidade sobre seu dinheiro e da sua carreira. “Porém, sempre com muito respeito e amor-próprio, pois a cobrança em cima dessa mulher empreendedora é muito grande”, ressalta. 

“Primeiro ela precisa empreender nela mesma para, depois, conseguir empreender nos negócios, na sua vida familiar, na sua carreira. Saber quem é e o que quer”. 

A inovação começa em você! 

Ao empreender em si mesma, Andreia Dornel realizou o sonho de infância de ser professora e inovou ao se tornar uma empreendedora na cultura. Todavia, ela diz saber dos muitos desafios dessa nova jornada. Porém, com muita garra continuar a incentivar o resgate e o fortalecimento do poder feminino. 

“Me sinto muito feliz com toda a minha trajetória. Este livro é um marco para mim como mulher, professora e mentora. Ou seja, sei que a minha missão é levar a educação empreendedora para o maior número de mulheres que for possível”, conta. Aliás, uma das maneiras que ela encontrou para compartilhar seus conhecimentos com mais e mais empreendedoras foi associar-se ao Conselho Da Mulher Empreendedora e da Cultura – CMEC. Hoje, ela atua como coordenadora do CMEC Distrital Moóca. 

Para saber mais sobre o livro “Mulher empreendedora de si mesma. A inovação começa em você.”, publicado pela editora The Books, acesse as redes sociais da professora Andreia Dornel. 

COMPARTILHE