#Cultura e Sustentabilidade

Agosto Lilás: presidente do CMEC visita Casa da Mulher Brasileira

6 de agosto de 2021

No mês em que as atenções estão voltadas para a prevenção da violência contra a mulher, por meio da Campanha Agosto Lilás, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Ana Cláudia Badra Cotait, visitou a Casa da Mulher Brasileira, um dos principais equipamentos de atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência da capital paulista.

A visita aconteceu na última quinta-feira (5/8) e reuniu também uma comitiva de mulheres atuantes na causa da mulher, como a primeira-dama do município, Regina Nunes; a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, Cláudia Carletto; a coordenadora de Políticas para Mulheres e coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Ana Cristina de Souza; a empresária e Rainha de Bateria da Rosas de Ouro, Ana Beatriz Godoi; e a vice-presidente da ACSP e senadora suplente, Ivani Boscolo.

“Por meio do incentivo ao empreendedorismo feminino, temos lutado todos os dias para que as mulheres sejam o que quiserem, donas de suas vidas e independentes. E nosso apoio vai além da ajuda profissional e da capacitação porque sabemos que a realidade de muitas mulheres não é favorável”, disse Ana Cláudia.

As mulheres em situação de violência que procuram a Casa da Mulher Brasileira encontram serviços de acolhimento e escuta qualificada por meio de uma equipe multidisciplinar: Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) com ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica; Ministério Público, com atuação na ação penal dos crimes de violência; Defensoria Pública, com orientação às mulheres sobre seus direitos e assistência jurídica; Tribunal de Justiça, responsável pelos processos, julgamentos e execução das causas relacionadas à violência; um destacamento do programa Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Metropolitana para proteger as vítimas; e também um alojamento de acolhimento provisório para os casos de iminência de morte.

A presidente do CMEC manifestou apoio incondicional à casa e as mulheres que são atendidas. “É um equipamento de extrema utilidade para essas mulheres porque é multidisciplinar. O CMEC está à disposição para contribuir”, enfatizou.

Agosto é o mês de aniversário da Lei Maria da Penha (11.340/06), que simboliza a luta e a conquista da garantia dos direitos e defesa das mulheres e suas vidas.

Leia mais aqui.

Fonte: ACSP

COMPARTILHE