Presidente do CMEC participa de reunião da CACB pra alinhamentos e futuros projetos
19 de outubro de 2022
Projeto visa a ampliação das tabelas de faturamento de MEI, micro e pequenas empresas para enquadramento no Simples Nacional. Encontro, anunciado durante a Reunião Administrativa da CACB, acontece em 8 de novembro
Durante a Reunião Administrativa da CACB, realizada na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) nesta terça-feira (18), o deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli (PSD-SP) informou ter agendado uma reunião com líderes empresariais em favor do PLP 108/2021, no dia 08 de novembro, às 15h, na Câmara dos Deputados.
O projeto altera os limites de faturamento de MEI, micro e pequenas empresas para enquadramento no Simples Nacional. “Será mais uma oportunidade para defendermos um tema que facilita a vida de quem está empreendendo no nosso país”, disse Bertaiolli. Nos próximos dias, o deputado fará uma reunião com Federações e Associações Comerciais para definir o formato do encontro e falar sobre a importância da aprovação do projeto.
“Precisamos apoiar este projeto, em prol de diminuição da informalidade e do estímulo ao empreendedorismo no Brasil. É uma pauta urgente e nós vamos apoiá-la integralmente”, disse Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB.
Ainda durante a reunião, foram abordados temas como o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), a criação de um Comitê de Produtos e Serviços e a atuação da entidade através dos projetos que estão em desenvolvimento.
Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC, falou sobre o projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, que já está em andamento em algumas entidades do país, com workshops já agendados para os meses de outubro e novembro. “Nós precisamos do empenho de todos os presidentes de Federação para avançar com o projeto e fomentar o empreendedorismo feminino em todo o Brasil”, disse.
A presidente destacou, ainda, a realização do 3º Encontro Liberdade para Empreender – Protagonismo Feminino nos Negócios, que acontece em 22 de novembro, em São Paulo. Na ocasião, será lançado um projeto em parceria com o Bradesco, que vai oferecer crédito e orientação financeira para empreendedoras. Será realizada também a entrega do prêmio Tarsila do Amaral, que está com inscrições abertas.
Serviços
O 1º vice-presidente da CACB, Ernesto Reck, falou sobre as discussões e o fomento à oferta de produtos e serviços na rede, destacando a importância do envolvimento das entidades na construção deste processo. “Se não estivermos todos juntos, não temos condições de caminhar”, apontou.
Já o diretor de Serviços da Confederação, Maurici Dias Gomes, destacou a criação do Comitê de Produtos e Serviços, lançado no início do mês com o intuito de reunir representantes das 27 Federações estaduais para debater a ampliação das atividade e estimular a troca de melhores práticas.
Projetos
Ficou a cargo do vice-presidente da Micro e Pequena Empresa, Itamar Manso, falar sobre o andamento dos projetos da CACB, com destaque para o Empreender 2022, que está recebendo propostas de participação. Sugeriu-se a possibilidade das Associações Comerciais apresentarem projetos além das Federação, como acontecia até então.
O superintendente da Confederação, Carlos Rezende, fez uma rápida apresentação de um projeto sobre créditos de reciclagem que a entidade deve desenvolver nesta gestão. O que, para o presidente Cotait, é também trazer educação ambiental para a rede.
Para encerrar, o diretor Financeiro da CACB, Valmir Rodrigues, e o superintendente Administrativo, Claudio Queiroz, apresentaram a situação financeira.