#Acontece Cmec

Mais de 700 empreendedoras acompanharam o 3° Encontro Liberdade Para Empreender, realizado pelo CMEC

25 de novembro de 2022



Evento promovido reuniu empreendedoras de todo o país para uma troca de experiências em busca de oportunidades para o crescimento de seus negócios

O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promoveu nesta terça-feira (22), o 3° Encontro Liberdade para Empreender, que reuniu cerca de 700 empreendedoras e líderes para estimular a discussão de diversos temas e compartilharem suas jornadas no empreendedorismo.

O evento, realizado no auditório da Fecomércio SP, contou com painéis que destacaram o protagonismo feminino nos negócios, por meio de temas como: a importância das mídias sociais, as mulheres da independência, o poder da mulher no mundo das vendas, gestão de crédito, entre outros.

Glória Kalil, Suzana Pires, Carla Sarni, Vanessa Palazzi, Fátima Scarpa, foram alguns dos nomes que promoveram as palestras que inspiraram e promoveram o fomento do empreendedorismo feminino.

“Esse é o evento da inspiração! Criamos tudo com muito carinho e cuidado, para que cada empreendedora se sinta abraçada e tenha um novo ânimo para caminhar nos negócios”, disse a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.

O encontro contou com a presença do presidente da CACB, da Facesp e da ACSP, Alfredo Cotait Neto; do diretor técnico do Sebrae São Paulo, Ivan Hussni; da Coordenadora da Unidade de Relacionamento com o cliente do SEBRAE Nacional, Milva Pinheiro Capanema; da presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio SP, Mariana Aldrigui; da Diretora da Marketing da Boa Vista Serviços, Maria Dolores Gil de Oliveira, entre outras autoridades.

“Eu aposto que as mulheres serão as grandes empreendedoras do futuro. Acreditem em vocês, empreendam sem medo e façam tudo com amor, dessa forma vocês alcançarão o sucesso tão desejado nos negócios”, pontuou Cotait.

Lançamentos

Na oportunidade, o CMEC lançou dois grandes projetos de apoio às micro e pequenas empresárias: O aplicativo CMEC, que contém a agenda dos conselhos espalhados por todo o Brasil, notícias, e o projeto Florescer da Autoestima da Mulher que busca conectar empresas e profissionais liberais com mulheres em situação de vulnerabilidade. 

Também foi lançado o Programa Bradesco para Empreendedoras, que tem como objetivo levar conhecimento e mentorias individualizadas para as mulheres empreendedoras.

Com a missão de continuar fortalecendo as associadas e conselheiras, o CMEC assinou o termo de cooperação com o instituto latino americano de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável (Instituto Êxito de Empreendedorismo), representado pelo fundador e presidente Janguiê Diniz que vai disponibilizar mais de 1000 cursos de capacitação para as mulheres.

Prêmio Tarsila do Amaral

O CMEC criou o Prêmio Tarsila do Amaral em 2019, para homenagear as mulheres empreendedoras que são revolucionárias, além de incentivar e promover o empreendedorismo.

O nome Tarsila do Amaral foi escolhido para representar o prêmio, porque ela foi uma pintora brasileira e uma das figuras centrais da primeira fase do movimento modernista no Brasil. Usou a arte e a cultura para destacar o papel das mulheres na sociedade e no empreendedorismo e foi uma mulher à frente de seu tempo.

Suas obras são entregues para homenageadas, assinados pela sobrinha-neta da artista Tarsilinha do Amaral, como forma de reconhecimento por todo o trabalho exercido em vista do fortalecimento da mentalidade empreendedora da mulher.

Neste ano de 2022 as homenageadas foram:

1) Na área de Políticas Públicas: Adriana Flosi – Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas.
2) Na área de Agronegócio: Márcia Marçal dos Santos – Liderança da empresa Marfrig

3) Na área de Educação: Eda Machado – Fundadora do Centro Universitário IESB

4) Na área de Gastronomia: Bel Coelho – Chef do restaurante CUIA CAFÉ

5) Na área de Empreendedorismo Social: Nádia Bachhi – Fundadora e Presidente  ONG Florescer

6) Na área de Recursos Humanos: Glaucimar Peticov – Diretora do Bradesco

7) Na área de Cultura: Heloísa Starling e Antônia Pellegrino- historiadora, professora universitária, pesquisadora e escritora brasileira.

8) Na área de Estética: Renata França – dona da rede de SPA que inaugurou um novo método de massagem autoral.

9) Na área de Moda: Glória Kalil – jornalista, empresária e consultora de moda brasileira
10) Na área de Inovação e Beleza: Cris Arcangeli – Diretora Consultiva do CMEC, empreendedora, especialista em inovação e construção de marcas, criadora da categoria “aliméticos”.
11) Na área de Esportes: Rosana Merino – consultora esportiva especializada em atletas de alto rendimento, triatletas e competidores de Ironman.
12) Na área de Políticas Públicas Internacionais: Lorena Ponce de León – 1° dama do Uruguai. 

13) Na área de Economia e Sororidade: Daniella Marques –  Presidente da Caixa

14) Na área de Imprensa: Thaís Herédia – jornalista especializada em cobertura sobre economia.

Já o prêmio Tarsila do Amaral – Empreendedora Revelação é voltado para as micro e pequenas empreendedoras com projetos diferenciados e transformadores. Cada premiada foi escolhida por meio de um concurso e concorreram a prêmios de até R$5 mil e bolsas de estudos na FAC-SP. 

O prêmio recebeu mais de 300 inscrições e 13 empreendedoras foram selecionadas nas áreas de indústria, serviços, terceiro setor e varejo foram premiadas durante o evento.

Sobre o CMEC: O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui mais de 280 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e presente nas 2.500 associações do Brasil.

COMPARTILHE