#Acontece Cmec

Evento do CMEC é prestigiado por mais de 100 mulheres na sede da CACB

28 de março de 2024

Encontro contou com palestra sobre inserção das mulheres nas Forças Armadas e presença de lideranças femininas internacionais

O Ciclo de Palestras do CMEC (Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura) 2024 e reunião do Conselho movimentaram a sede da CACB, em Brasília, nesta segunda-feira (25/3). O evento contou com abertura da presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, e a palestra “Mulheres no Comando” ministrada pela comandante da Escola Superior de Defesa, major brigadeiro e médica Carla Lyrio Martins. Também houve a participação de importantes personalidades femininas que fazem parte da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS+ (BRICS WBA), representando países como Rússia, Índia e África do Sul. 

Durante a palestra Mulheres no Comando, a major brigadeiro Carla Lyrio Martins falou sobre as oportunidades e desafios durante sua trajetória de 34 anos na carreira militar, em um ambiente majoritariamente formado por homens. Mineira de Belo Horizonte, Carla comentou sobre o cenário de transformação e equidade de oportunidades na Aeronáutica que, segundo ela, se fortaleceu no início dos anos 1990.

“Percebo que as mulheres já foram incluídas nas Forças Armadas. Não integradas, mas incluídas, ampliando o número e a qualificação das profissionais. Hoje as mulheres são 20% do efetivo da Aeronáutica e ocupam 23 de cargos de liderança. “Somos exemplo e inspiração”, disse ela. 

Participação internacional

“O CMEC tem uma força de rede que mobiliza diversas mulheres. Vamos falar sobre oportunidades, sobre olhar o mundo de maneira diferente e abrir todas as janelas”, propôs a presidente no Brasil da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS+ e consultora de Comunicação da CACB, Monica Monteiro. Fazer o intercâmbio não é fácil, diz ela, é preciso ter apoio e se planejar. “O CMEC pode dar todo o apoio para as mulheres empreendedoras começarem a exportar”.

Já a representante da Rússia, Natalie Versh, anunciou que o país está desenvolvendo um grande projeto global de plataforma digital para o BRICS, que será apresentado ainda neste ano. De acordo com ela, o sistema vai permitir encontrar parceiro comerciais e oportunidades de conexão. “Hoje a aliança do BRICs inclui mais da metade da população global. Temos muito recursos, resiliência e uma economia em crescimento”, disse Natalie. 

A representante da África do Sul, Lebobang Zulu, reforçou a importância da cooperação internacional com lideranças femininas. A economia mudou e isso impacta nos negócios de mulheres em todo o mundo. Essas mudanças representam liberdade e oportunidades para crescermos, encontrarmos espaços e fazermos a diferença”, frisou Lebobang.

O evento contou com participação da senadora Damares Alves, e da ex-ministra da Mulher, Cristiane Brito e da secretária da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira. Durante o encontro, também houve a posse da nova conselheira do CMEC, Elizabete Vivone, que ocupará o cargo de diretora Jurídica.

COMPARTILHE