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Empresas crescem apostando em Diversidade, inclusive em níveis executivos

24 de março de 2023

Especialistas de mercado mostram que a diversidade é chave para aumentar satisfação da força de trabalho e ampliar faturamento

No mercado de Consumo, empresas que investem em diversidade, ampliando a presença de mulheres, negros e outras minorias em diferentes níveis organizacionais, crescem. Esta foi a constatação que marcou o encerramento do 2º Women Entrepreneur Forum (WeForum), um dos maiores encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 21 de março. O evento realizado para impulsionar o protagonismo e o fortalecimento econômico de mulheres é promovido pelo CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e a WICCI (Women’s Indian Chamber of Commerce and Industry),

Um case de sucesso é a Adidas. A nível global, a marca cresceu 1%, enquanto que na América Latina o salto foi de 47%. O número foi obtido após Flavia Maria Bittencourt assumir como managing director Latin America e Board Member da grife esportiva. Foi a primeira vez que uma mulher assumiu o posto, uma mudança radical a favor da diversidade e uma drástica mudança nos números da empresa.

Flavia destacou alguns dos elementos que marcaram o crescimento abrupto da Adidas: “Não adianta trazer o negro, a mulher ou outras vertentes minoritárias e querer que essas pessoas apenas concordem com a forma como pensa a gestão. A diversidade é ter variedade de ideias também. Uma mulher na liderança de uma empresa faz perguntas diferentes, questiona a forma como as coisas são feitas e traz as pessoas juntos”.

O presidente da Mondelez Brasil, Liel Miranda, disse que toda empresa será mais competitiva se representar a sociedade. Se hoje metade da população brasileira é formada por mulheres, esse seria o quadro ideal no board das empresas. A Mondelez já segue esse padrão. “Temos 50% de mulheres na gestão. Esse índice foi alcançado depois de alguns anos de trabalho”, revelou Liel.

A Mondelez tem um compromisso de avançado na representatividade, e ao mesmo tempo, é uma líder no mercado de alimentos. “Temos que representar a sociedade, o nosso consumidor. Ao promover a diversidade em seus quadros, as empresas vão ganhar por serem mais competitivas e os produtos vão representar melhor a realidade do consumidor e consumidora”.

A marca pretende ir além. Está liderando um grupo de empresas engajadas em criar 10 mil vagas de liderança para pessoas negras, investimento em capacitação nas áreas de tecnologia e idiomas. “Esse tipo de parceria tem muito mais impacto que cada empresa ter seu programa. Juntos podemos fazer muito mais. Isso gira a roda social como um todo”.

A Disney é um modelo de empresa que prevê as tendências mercadológicas no setor do entretenimento. Uma das mentes por trás dessas previsões é Dan Cockerell, ex-executivo da companhia e ex-vice-presidente do Magic Kingdom. Segundo ele, empresas que acompanham as mudanças da sociedade são as empresas que estão tendo sucesso hoje. “Há muitas empresas que não estão prestando atenção e não estão se transformando”, reconhece.

“Ter diversidade é melhor para os negócios? Sabemos que a resposta é sim. As mulheres devem estar em papeis de liderança”, declarou Cockerell. Ele reconhece que mulheres são naturalmente competentes e formam uma rede de apoio em todos os níveis. Para o executivo, as mulheres representam valores que devem ser seguidos, por isso a necessidade de ampliar sua atuação também à frente de grandes empresas.

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