#Acontece Cmec

Diversidade no centro do negócio é receita de sucesso na Comunicação

24 de março de 2023

Empresárias identificam ações afirmativas como potencializadoras de sucesso no setor de Comunicação

Roberta Salvador, diretora jurídica da L’Oréal, foi categórica ao responder o questionamento sobre como mobilizar times e incluir todos na construção de marcas diante da fragmentação da comunicação ao destacar o poder da diversidade. Ela disse: “Para incluir todos e todas, temos a diversidade, equidade e inclusão, sem hierarquia. A diversidade tem que estar no centro do negócio. Confiança de um lado e diversidade ao centro”.

A explicação foi feita durante o 2º Women Entrepreneur Forum (WeForum), um dos maiores encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 21 de março. O evento realizado para impulsionar o protagonismo e o fortalecimento econômico de mulheres é promovido pelo CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e a WICCI (Women’s Indian Chamber of Commerce and Industry),

O foco na diversidade não é exclusividade do setor de beleza. Para a head of Talent Management & Teleseries Development na Warner Bros. Discovery/HBO, Mônica Albuquerque, a inclusão amplifica os pontos de referência, o que resulta na criação de produtos feitos sob medida para uma demanda existente.

“Precisamos conversar sobre as coisas e estruturar o conhecimento para que a troca seja mais efetiva. No fundo, a coletividade faz com que a gente pense. Ouvimos os movimentos sociais para entender o momento correto da discussão. Criação de conteúdo passa por um estudo sociológico e antropológico no local onde ele será produzido. Quando começamos a desenvolver um projeto sempre fazemos uma pesquisa de entendimento de público. Procuramos identificar o que nos une dentro de um ambiente com diferenças culturais muito grandes”, explica a responsável por novos lançamentos da HBO.

A dupla de líderes femininas explicou que é preciso olhar o lado psicológico dos times e entender os momentos. As indústrias em geral estão se modificando com muita pressão social e, nos processos de comunicação, pode ser comum não encontrar todas as respostas de imediato. Para Mónica, o espírito do empreendedor gera a “cultura do tentar, e não ter medo de tentar faz parte de qualquer negócio”, o que resulta na inovação.

Essa teoria também foi defendida por Angel Izurieta, country manager no Google Cloud Chile, que declarou: “Trabalhamos com a diversidade de perto, reconhecendo que não temos todas as repostas, mas estamos em busca e esse envolvimento ajuda na busca. A comunicação frequente e honesta, muitas vezes resulta em situações em que não temos a resposta ou a velocidade que esperávamos. Porém temos uma abertura com o ecossistema para acompanhar o que todos estão fazendo e isso gera resultados importantes para a organização”.

COMPARTILHE