#Acontece Cmec

Dia da Mulher: CMEC coleciona histórias de sucesso e tem foco na qualificação profissional

8 de março de 2024

Empreendedoras femininas atuam de forma integrada com Conselhos, Núcleos e Câmaras Setoriais ligadas às ACEs do Sistema CACB

No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o que não faltam são histórias incríveis e inspiradoras de mulheres empreendedoras que integram os CMECs, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), por todo o país.

O CMEC possui mais de 700 CMECs. As ações estratégicas são voltadas à capacitação das mulheres, atuação por segmentos econômicos, valorizando a diversidade, a gestão profissional, a capacitação e a inovação.

A presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, destaca que o trabalho está pautado na educação financeira e no treinamento de habilidades socioemocionais que contribuam para o equilíbrio e a autoestima da mulher que já é empresária ou que quer empreender.

Inspiração e motivação

“Quando uma mulher se torna empreendedora ela desperta inspiração e motivação em muitas outras. É isso que vemos em nossos encontros, como o evento Liberdade para Empreender. Acreditamos que as mulheres precisam entender do seu negócio e ter condições de fazer uma boa gestão, acompanhando a relação entre investimento de recursos, despesas e lucros. Além de uma boa saúde emocional”, aponta Ana Claudia.

Para o presidente da CACB, Alfredo Cotait, o trabalho realizado pelo CMEC nos últimos anos contribuiu para a formação de uma importante rede coletiva empresarial, com enorme capilaridade em quase todos os estados do país, promovendo conexão para negócios e desenvolvimento de lideranças femininas.

“Entendemos a importância do empreendedorismo feminino como uma forma de ajudar as mulheres a saírem de situações de vulnerabilidade. Por isso, é muito importante que a gente estimule essas mulheres a crescerem, buscarem a ampliação dos seus negócios e terem sua liberdade financeira garantida. Isso contribui para termos um Brasil melhor.”, enfatiza Cotait.

Convênios e Parcerias

No Distrito Federal, por exemplo, o CMEC tem o acordo de cooperação “Qualifica Mulher” firmado com a secretaria da Mulher do DF. O objetivo da parceria é unir forças para capacitar, dar acesso ao crédito e discutir políticas públicas, como a renegociação de dívidas das empreendedoras.

Também no DF, uma parceria inovadora foi firmada entre o CMEC e a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus). O acordo prevê um projeto-piloto chamado “Pelo Olhar Delas”, cuja missão compartilhada é criar um ambiente seguro e capacitador para as mulheres.

O projeto inclui uma série de palestras focadas no fortalecimento da mulher e no empreendedorismo feminino, além de ferramentas práticas para inspirar e capacitar as mulheres a superar desafios, realizar seus sonhos e contribuir significativamente para suas comunidades.

SOBRE A CACB

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é um coletivo empresarial que busca contribuir para o desenvolvimento econômico do país, representando 27 Federações, 2300 Associações Comerciais e Empresariais e 2 milhões de empresas em todo o território nacional.

SOBRE O CMEC

Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações para a mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas, projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui mais de 700 conselhos da mulher, distribuídos em 25 estados do Brasil.

COMPARTILHE