#Acontece Cmec

CMEC realiza o WeForum para líderes do mercado nacional e internacional

18 de março de 2024

O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) é um dos organizadores do Women Entrepreneur Forum (WeForum), um dos maiores encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs, que acontece nos dias 25 e 26 de março, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O objetivo é oferecer oportunidade para que empreendedoras de todo o país possam fazer negócios internacionais.

O encontro contará com a participação de empresárias e lideranças de diversos países, de forma presencial e virtual. O evento é organizado pelo CMEC – da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); pelo Fórum Industrial da Mulher Empresária, pertencente à Confederação Nacional da Indústria, CNI, em parceria com o Fórum Mulheres do BRICS WBA (Women’s Business Alliance) uma organização que trabalha para promover a igualdade de gênero e o fortalecimento feminino no âmbito empresarial dentro dos países BRICS e com Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI).

Além de todo o conhecimento que poderão adquirir, as participantes terão acesso a Espaço exclusivo destinado aos encontros de negócios e networking entre empresárias de distintos setores e países com objetivo de promover negócios, parcerias e investimentos.

Os encontros de negócios contarão com a participação de compradores estrangeiros de diversos setores e países, sendo oportunidade estratégica para que as empresárias brasileiras apresentem seus produtos, estabeleçam parcerias e ampliem suas redes de contato.

“O WeForum deste ano será muito especial. Iremos trazer palestrantes e lideranças importantes para o empreendedorismo feminino, além de promover a interação, a conexão e a colaboração entre as mulheres de todo o mundo, para fortalecer a mentalidade empreendedora da mulher e possibilitar novas oportunidades de negócios”, afirma a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.

GERAÇÃO DE NEGÓCIOS

“O fórum internacional também será uma grande oportunidade de geração e ampliação de negócios e investimentos. Vamos ter a chance de ouvir e debater, com as grandes líderes de mercado, temas como inovação e tecnologia, indústria, entre outros”, destaca a diretora Institucional do Grupo Bandeirantes e coordenadora do CMEC, Mônica Monteiro.

Além da presidente do CMEC, o WeForum contará com diversas personalidades empresariais. Confira abaixo a programação (ainda sujeita a alterações).

Dia 25 de março de 2024

Local: Auditório CNI

Abertura – 18h00 às 18h10

O evento inicia-se com a palavra da presidente do capitulo brasileiro do Women’s Business Alliance do Brics – BRICS WBA, Monica Monteiro, e da presidente CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.

Apresentação Institucional – 18h10 às 19h10

Ricardo Alban, Presidente da Confederação Nacional da Indústria

Alfredo Cotait Neto, Presidente da CACB

Ana Paula Repezza, Diretora de Negócios Apex Brasil

Painel – 19h20 às 20h20

Mediadora: Maria Paula Fidalgo, apresentadora

  1. Morgan Doyle, Representante do Grupo BID no Brasil
  2. Sharmilla Navmit Govind, Diretora-Geral do NDB
  3. Natalia Martínez Páramo, Head of unit at EISMEA – European Commission
  4. Anna Nesterova – Presidente do Capitulo Russo da Aliança Empresarial de Mulheres Brics

ENCERRAMENTO – 21h30

Dia 26 de março de 2024

O primeiro painel tem como tema: Inovação e Tecnologia, onde ocorrerá uma troca de experiências de empresárias, que irão contribuir para o desenvolvimento de novos fluxos de conhecimento, comércio, financiamentos e de investimentos no setor de defesa e segurança, bem como no fortalecimento das relações bilaterais entre todo o mundo, para quebrar padrões impostos da sociedade em relação às mulheres em cargos de liderança.

Mediadora: Claudia Ramalho, Gerente Executiva de Cultura CNI SESI SENAI IEL

1) Heidi Virta, Diretora Regional da Business Finland para América Latina

2) Rosilda Prates, Presidente P&D Brasil – Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação

3) NataliIa Vershinina, Fundadora do grupo de empresas Centro Unificado de Migração na Russia

4) Denise Albuquerque, Diretora do departamento jurídico da Sate Grid Brazil Holding

5) Jacqueline Lopes, Diretora de Relações Institucionais LATAM South na Ericsson

O segundo painel do dia terá o tema: Indústria, e tem como objetivo reunir grandes líderes do setor que discutirão os principais aspectos relativos à ascensão das líderes femininas em ambientes que são tradicionalmente dominados pelos homens. Além disso, também são discutidas estratégias industriais sobre questões que dizem respeito à sustentabilidade e apresentação de cases de sucesso que são grandes referências econômicas na área.

Moderadora: Cristhine Samorini, Presidente da FINDES

  1. Gustavo Horbach, CEO para a América Latina da EuroChem
  2. Lebogang Zulu, President of BRICS Women’s Business Alliance South Africa
  3. Dun Yilan, Diretora e Consultora Jurídica Chefe, China Natinal Salt Industrial Group Co., Ltd.
  4. Carolina Wosiack – Kraft Heinz Global VP of Agile Transformation

O terceiro painel terá como tema: Finanças, onde especialistas discutirão a posição da mulher no mercado financeiro, os marcos legais e regulatórios do setor e a mudança de mentalidade para um ambiente social e econômico que fomente a ampliação de oportunidades de negócios e novos produtos para o mercado do empreendedorismo feminino.

Moderadora: Ana Karina Bortoni, Presidente do Conselho de Administração do 2W ecobank

  1. Margarete Coelho, Diretora de Administração e Finanças do Sebrae
  2. Paulo Henrique Costa, Presidente do Banco de Brasília
  3. Natalia Dias, Diretora do BNDES
  4. Liudmila Popova, Chefe do Departamento de Economia, Finanças e Contabilidade da Orel State University
  • Daniella Marques, Chairwoman, Managing Partner e Head da Legend Special Assets

O quarto painel, que acontecerá logo após o almoço, terá como tema: Infraestrutura, onde experts do setor de infraestrutura discutirão sobre as novas políticas de concessões que permitirão investimentos de 230 bilhões de R$ no setor rodoviário, além de ferrovias, portos e aeroportos, vitais para o crescimento do Brasil e um posicionamento ainda melhor do país no mundo.

Moderadora: Isadora Cohen, Sócia Fundadora da ICO Consultoria

  1. Viviane Esse, Secretária Nacional de Transportes Rodoviários
  2. Giane Zimmer, Diretora Executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Arteris
  • Ana Claudia, Contreras Maldonado, Gerente Geral Sociedade Concessionária Vespucio Oriente S.A.

O quinto painel terá como tema: Energia. Tratará sobre a abertura do mercado energético, suas oportunidades e o empoderamento do consumidor, a transição energética, a digitalização do setor de energia como elemento efetivo para a descarbonização da economia e os desafios do setor ainda existentes, como acesso à energia em regiões ainda não conectadas e o potencial da inclusão econômica das mulheres a traves da energia.

Moderadora: Rosangela Lara, Diretora do BandNews

  1. Camila Schoti, Gerente Geral de Comunicação e Marketing ENEVA
  2. Frederico Candian, CEO Neoenergia Brasília
  3. Clarissa Sadock, Vice-Presidente de Energia Renovável e ESG da Vibra Energia
  4. Silvana Bianco, Diretora de Infraestrutura e energia do BID
  • Qiu Dong, Diretor Não-Executivo da China Power International Development

Ltd. e Membro do Conselho de Administração da SPIC Brazil Energy Co.

O evento se encerra com o 6° painel do dia, que terá como tema: Consumo. Especialistas e referências no setor irão abordar o consumo consciente e cases de exportação que são grandes sucesso. Além de, criar novas redes de ampliação do ecossistema de empreendedorismo feminino que gere novas oportunidades de trabalho e o estímulo à independência financeira feminina.

Moderadora: Cristiane Amaral – Sócia da Ernst Young e Líder do Setor de Consumo e Varejo para América do Sul
1) Larissa Pomerantzeff –
Senior Advisory Aqua Capital

3) Federica Leonetti, Consultora de Negócios dentro da Rede Europeia de Empresas em Unioncamere Piemonte

4) Flavia Quintanilha, CEO and Co-founder of Nick Healthcare

5) Rui Mendonça, Ceo Marfrig Global Foods (a confirmar)

6) Janete Vaz – Vice-Presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin

 

Durante todo o evento ocorrerá diversas homenagens a mulheres protagonista nacional e internacionalmente que são destaque em diversas áreas do empreendedorismo feminino.

Após os painéis e homenagens acontece o encerramento do evento com os agradecimentos e direcionamentos.

*Programação Sujeita a alteração. Para participar acesse o link: https://customervoice.microsoft.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=P8xrbaG9VE-vHYbUt9TmuJOvD5s1behImsvAHpCCThxUOUdHT0xIWDVJUVMyQzIwTERaWFE0VFNGQS4u


SOBRE A CACB: A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é um coletivo empresarial que busca contribuir para o desenvolvimento econômico do país, representando 27 Federações, 2300 Associações Comerciais e Empresariais e 2 milhões de empresas em todo o território nacional.

SOBRE O CMEC: Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui mais de 300 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e com presença em todo o Brasil.

COMPARTILHE