#Acontece Cmec

CMEC assina apoio à campanha da Apex Brasil para a equidade de gênero no comércio internacional

28 de março de 2024

    Assinatura ocorreu no 2º dia do We Forum, que reuniu centenas de mulheres para debater pautas como inovação, tecnologia, finanças e infraestrutura

    O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) assinou, nesta terça-feira (26), uma carta de compromisso com a Apex Brasil para promover a equidade de gênero no comércio internacional. “Isso é a união de forças por um único propósito: a equidade. Nós, mulheres precisamos reforçar essas parcerias para alcançarmos cada vez mais mercados e irmos ainda mais longe”, declarou Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC.

    O documento foi assinado junto à diretora de Negócios Apex Brasil, Ana Paula Repezza, e tem como objetivo desenvolver uma nova cultura, em que a paridade de gênero seja incorporada como pressuposto das atividades desenvolvidas tanto pela Agência, como por seus parceiros. Hoje, um ano após o lançamento do Compromisso de Equidade de Gênero da instituição, Ana Paula diz que 50% das posições de liderança na ApexBrasil são ocupadas por mulheres. A parceria com o CMEC focará na inclusão de mulheres no mercado de exportação e importação.

    A assinatura aconteceu durante o segundo dia do 3º Women Entrepreneur Forum, promovido pelo CMEC da CACB, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Fórum Industrial da Mulher Empresária, e a Apex Brasil. O We Forum, reúne, em Brasília, mais de 600 mulheres, provenientes de 19 países, com o objetivo de aumentar oportunidades das empresárias brasileiras dentro e fora do país.

    “Para nós é uma grande honra receber mulheres brasileiras e estrangeiras, dedicadas ao empreendedorismo feminino, para um encontro como este”, disse a presidente do Fórum Industrial da Mulher Empresária, Monica Monteiro, também presidente do BRICS WBA Brasil, conselheira do CineGroup, diretora Institucional da Band PayTV e consultora de Comunicação da CACB. Também participou da abertura Mauricio Prazak, Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (Ibrei).

    Presente ao evento, o secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, destacou a importância da educação e da capacitação para o fortalecimento do empreendedorismo feminino e a equidade de gênero. “Precisamos estar juntos para garantir que a maior parte da população brasileira, que são as mulheres, tenha voz e ocupe seus espaços”, disse.

    Painéis Temáticos

    O primeiro painel do evento tratou do tema Inovação e Tecnologia, debatendo a importância das mulheres atuarem juntas, de mãos dadas, usando da tecnologia e a inovação para impulsionar negócios e expandir mercados. A mesa foi composta por Claudia Ramalho, superintendente de Cultura CNI/SESI/SENAI/IEL; Heidi Virta, diretora regional da Business Finland para América Latina; Rosilda Prates, presidente P&D Brasil – Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação; Nataliia Vershinina, fundadora do Grupo de Empresas Centro de Migração Unificado; Denise Albuquerque, diretora do Departamento Jurídico da Sate Grid Brazil Holding; Jacqueline Lopes, diretora de Relações Institucionais LATAM South na Ericsson; e Platon Tinn, CEO e fundador da MindSpa.com.

    O segundo painel, com o tema indústria, abordou a necessidade de fortalecimento do setor para garantir o desenvolvimento. A paridade salarial a partir do gênero aumentou nos últimos dez anos, com crescimento progressivo dos salários das mulheres em relação aos dos homens. Nesta agenda participaram Cristhine Samorini, presidente da Findes; Gustavo Horbach, CEO para a América Latina da EuroChem; Lebogang Zulu, presidente – BRICS Women’s Business Alliance África do Sul; Dun Yilan, diretora e consultora Jurídica chefe, China National Salt Industrial Group Co., Ltd.; e Carolina Wosiack, Kraft Heinz Global VP of Agile Transformation.

    Já os painéis da parte, abordaram oportunidades de negócios e o panorama de expansão de segmentos econômicos como infraestrutura, energia e consumo. No painel sobre Infraestrutura, a ex-embaixadora da Áustria e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Índia, Marianne Feldmann, comentou sobre a entrada de novos players no mercado de infraestrutura. “Se queremos fazer negócios e exportar, precisamos ter logística e rodovias”, apontou.

    Já o diretor do Departamento de Obras Públicas na Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Allan Machado, abordou os desafios da pasta em fazer o de integração regional e de permitir que as cargas sejam transportadas e cheguem aos seus destinos.

    “O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial e com relevo desafiador. Temos locais com fluxos específicos de carga para atender regiões produtoras no sentido cidade-porto”, disse o diretor.  Neste painel, também participaram a conselheira do Fórum Industrial da Mulher Empreendedora da CNI, Rose Santos; a diretora executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Arteris, Giane Zimmer, e o diretor-presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), Marco Aurélio Barcelos.

    Dando continuidade ao evento, o painel de Energia contou com a participação da diretora da BandNews, Rosangela Lara; da gerente geral de Comunicação e Marketing da Eneva, Camila Schoti; do CEO da Neoenergia Brasília, Frederico Candian; da vice-presidente de Energia Renovável e ESG da Vibra Energia, Clarissa Sadock; da diretora de Infraestrutura e energia do BID (Banco Interamericano), Silvana Bianco, e da diretora da China Power International Development, Qiu Dong.

    O grupo debateu os desafios para o crescimento do setor e tendências que serão decisivas para a expansão do mercado. De acordo com os debatedores, a agenda ESG e a transição para a matriz sustentável precisam estar no radar das empresas e empreendedores.

    Já o painel sobre Consumo teve como debatedores a sócia da Ernest Young, Cristiane Amaral; a vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Janete Vaz; a assessora sênior da Aqua Capital, Larissa Pomerantzeff; a assessora de projetos da Enterprise Europe Network’s (EEN) Idaira Alfonso; da CEO e cofundadora da Nick Healthcare, Flavia Quintanilha, e do CEO da Marfrig Global Foods, Rui Mendonça Junior. Os participantes falaram sobre a trajetória das empresas, o aumento do consumo e a qualidade exigida pelos consumidores.

    COMPARTILHE