#Acontece Cmec

CMEC assina acordo de cooperação com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

26 de setembro de 2022

Ideia é capacitar mulheres – em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social – que já tenham o próprio negócio ou desejam empreender, por meio de cursos presenciais ou remotos

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), por meio do seu Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), assinou, no último sábado (24), um acordo de cooperação com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para ampliar para ampliar o alcance do programa Qualifica Mulher e dar projeção às mulheres do País. A solenidade aconteceu no edifício-sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com transmissão para toda a rede CACB. “Uma grande parceria está sendo formada, unindo o poder público e o privado, para gerar a autonomia econômica de mulheres por todo o Brasil”, declarou a ministra Cristiane Britto, durante a cerimônia de assinatura do documento.

O objetivo da cooperação é capacitar mulheres brasileiras – em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social – que já tenham o próprio negócio ou desejam empreender como micro e pequenas empresárias estabelecidas no Brasil. A iniciativa acontecerá por meio de cursos e atividades ofertadas pelo CMEC, nos formatos presencial e remoto.

A união torna-se ainda mais forte quando entra em cena a Caixa Econômica Federal (CEF) e o programa Caixa para elas, lançado em agosto. Também presente no evento, a presidente da CEF, Daniella Marques, destacou a importância da parceria. “Essa é uma união de forças em torno desse propósito que é proteger e promover as mulheres na sociedade para que elas tenham liberdade para ir e vir, liberdade econômica e liberdade para fazer suas escolhas e realizar seus sonhos”, avaliou.

“Com a capilaridade que a gente tem, conseguimos chegar à ponta, tanto através do Qualifica Mulher, quanto através da nossa rede, para ajudar a empreender”, disse a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.

Ainda de acordo com ela, a ideia é unir o Qualifica Mulher às ações do Caixa para elas, dando crédito, apoio e educação financeira, além do suporte para as mulheres saírem de uma situação vulnerável e tenham condições de fazerem o que amam. O projeto terá início, de fato, dentro de um mês. “Vamos montar toda uma rede de relacionamento e um site único para essa mulher se inscrever. Ela terá também a possibilidade de procurar uma associação comercial na cidade dela e vamos dar o suporte a ela por meio da nossa rede”, disse Ana Claudia.

A ministra Cristiane Britto também falou sobre as vulnerabilidades que as mulheres enfrentam, com destaque para o ciclo de violência doméstica que ainda está tão presente nas famílias brasileiras. Para ela, não se pode falar de empreendedorismo e capacitação, sem falar de prevenção à violência, já que a autonomia econômica é a grande porta de saída para a mulher que está dentro deste ciclo.

“A CACB tem uma capilaridade muito grande e já disponibiliza muitos cursos para capacitar essas mulheres. O que a gente quer é dar ainda mais visibilidade e encaminhar essas mulheres que são vítimas de agressão para esses cursos. Também pegar nossas campanhas de combate à violência e fazer com que essa força associativa seja nossa voz lá na ponta”, acrescentou a ministra.

Também participaram da cerimônia, a secretária nacional da Família, Angela Gandra, e o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, que declarou apoio integral à parceria.

Qualifica Mulher

Instituído pela Portaria 3.175/20, o projeto Qualifica Mulher tem a proposta de formar uma rede de parcerias com o Poder Público e instituições privadas. O intuito é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Os cursos gratuitos atendem, prioritariamente, mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e/ou médio, ou que não tenham escolaridade.

Os eixos de atuação do projeto contemplam o “Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional”, “Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo” e “Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras”.

Conheça os cursos do Projeto que estão com as inscrições abertas: gov.br/mdh/pt-br/assuntos/qualifica-mulher/inscricoes-abertas

Confira as fotos do evento no link: https://bit.ly/3UAV4SV

*Com informações do MDH e da Agência Brasil

COMPARTILHE