#Acontece Cmec

5º Liberdade para Empreender reúne mais de 2 mil mulheres para discutirem o crescimento, oportunidades, desafios e futuro do empreendedorismo feminino

19 de dezembro de 2024

Palestras e painéis com grandes empreendedoras, oficinas e muito networking garantiram o sucesso do evento promovido pelo CMEC em São Paulo

A 5ª edição do Liberdade para Empreender, realizada ontem, 2 de dezembro, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, consagrou o evento como o maior encontro de mulheres empreendedoras do país. Foram mais de 2 mil participantes de todos os estados que se encontraram para uma programação de palestras, painéis e oficinas com foco em capacitação, transformação, comunicação e networking. (Veja vídeo sobre o evento).

Promovido pelo CMEC – Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura, órgão da CACB, FACESP e da ACSP, o fórum reuniu especialistas em diversos setores que falaram sobre gestão, finanças, varejo, saúde mental e inteligência artificial, entre outros temas, e conectou o público com diversas marcas que patrocinaram e apoiaram o evento.

Comandado por Ana Claudia Badra Cotait, Presidente do CMEC Nacional da CACB, do CMEC da FACESP e CMEC da ACSP, o fórum foi aberto com uma cerimônia com as presenças de Roberto Martins Ordine, Presidente da ACSP, Alfredo Cotait, Presidente da CACB, Margarete Coelho, Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Marcela Arruda, Secretária Municipal de da Gestão, Fabio Prieto, Secretário Estadual da Justiça e Cidadania,  Adriana Ventura, Deputada Federal, e Valéria Bolsonaro, Secretária de Políticas para Mulheres no Estado de São Paulo, onde todos deram boas-vindas e falaram sobre a importância desse encontro para inspirar e consolidar o empreendedorismo feminino em todo o país.

A 5ª edição do Liberdade para Empreender também contou com a presença da primeira-dama de São Paulo, Regina Nunes, de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, de Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotel, e de Marta Medeiros, entre outras autoridades e empresárias de destaque no cenário nacional.

Uma das atrações do fórum foi a apresentação de Giovanna Antonelli, empresária, palestrante, atriz e fundadora da Giolaser, que deu dicas para as participantes conquistarem o sucesso pessoal e profissional. Outro destaque foi o Hotseat comandado pela empresária e apresentadora Cris Arcangeli que fez uma mentoria estratégica para três participantes que apresentarem seus negócios no palco.

O influencer e publicitário Felipe Theodoro também conquistou o público com sua apresentação nada convencional, onde falou sobre estratégias e deu dicas de como melhorar o atendimento ao cliente e ampliar os resultados no varejo.

O Painel Potências Negras também emocionou as participantes com as palavras de Ana Flávia Silva, Consultora de Programas e Projetos do Sebrae SP, de Dominique Lima, Consultora e Coordenadora Nacional do CMEC, ACSP, FACESP e CMEC Nacional da CACB e de Janaina Reis, empresária e professora de meditação, que contaram suas histórias, falaram sobre o preconceito e sobre as dificuldades que a empreendedora negra ainda tem que enfrentar para manter seu negócio.

Já, no Painel Mulheres que Inspiram, liderado por Ana Cláudia Badra Cotait,  Adriana Neves, Diretora da COFENAR da AMBEV, Lucinha Mauro, fundadora do Salão 1838,  Tijana Jankovic, Vice-presidente global de negócios do Rappi, Juliana Piria, CEO do Grupo Felps e Janaina Antoniassi, Superintendente Executiva de Soluções de Crédito no Bradesco, compartilharam suas experiências como executivas e mulheres, falando sobre os desafios e sobre as conquistas de empreender.

As demais palestras foram ministradas por Janaina Ortiga Abi-Ackel, especialista em varejo, que apresentou o painel Lições do Varejo com dicas para as participantes aumentarem suas vendas, pela mentora Aline Salvi, que falou sobre Personal Branding: Você é sua Marca!, destacando os passos para criar e consolidar uma marca, e por Alessandra Andrade, Diretora do Pateo 76, e Caetano Maffra, CEO da Cuia Tech, que abordaram as principais mudanças que a Inteligência Artificial está provocando no mercado e nos negócios.

Durante o evento também foram homenageadas com o Prêmio CMEC Inspiração as empresárias Margarete Coelho, Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Alcione Albanesi, Presidente do Instituto Amigos do Bem, – representada por Kafsa Couto Machado, Diretora de Desenvolvimento do Amigos do Bem – Claudete Daud, fundadora da marca Claudeteedeca,  Giovanna Antonelli, atriz e palestrante, Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels, Rosalina Vilela, presidente da Erlan Foods, e Martha Medeiros, presidente da grife de moda que leva seu nome.

“O 5º Liberdade para Empreender nos surpreendeu e seu sucesso é uma prova de que o CMEC está trilhando o caminho certo. No evento, vimos o quanto as empreendedoras estão cada vez mais unidas e em busca de capacitação. Hoje temos mais de 10,3 milhões de empreendedoras e, nosso objetivo é fornecer todo apoio para expandir e consolidar o empreendedorismo feminino em todo o país”, acrescenta a presidente do CMEC.

O CMEC Nacional possui hoje 850 conselhos em 27 Estados que compõem a REDE CACB presente em mais de 2.300 municípios contemplando cerca de 2 milhões de empresas filiadas ao sistema de associações comerciais.

Veja as fotos do evento.

SOBRE O CMEC

Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui mais de 850 conselhos da mulher, distribuídos pelo Brasil.

www.cmecmulher.com.br
www.instagram.com/cmecmulher

SOBRE A ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 129 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

www.acsp.com.br

SOBRE A CACB

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é um coletivo empresarial que busca contribuir para o desenvolvimento econômico do país, representando 27 Federações, 2300 Associações Comerciais e Empresariais e 2 milhões de empresas em todo o território nacional.

www.cacb.org.br

SOBRE A FACESP

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) tem como objetivo sustentar, defender e reivindicar, perante os poderes públicos, os interesses e as aspirações coletivas das filiadas à entidade e desenvolver um sistema econômico, político, social e cultural pautado na liberdade individual e na livre iniciativa.

www.facesp.com.br

COMPARTILHE