CMEC promoveu soltura de balões em parceria com Secretaria da Justiça e Cidadania em apoio ao Outubro Rosa
28 de outubro de 2022
A ação também contou com palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama na Associação Comercial de São Paulo.
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF), e em parceria com o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), promoveu a soltura de dois mil balões cor-de-rosa, nesta quinta-feira (27), a partir das 12 horas, no Pátio do Colégio. A ação teve como referência a campanha Outubro Rosa e contou com duas palestras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e saúde mental de pacientes pós-tratamento.
A iniciativa chama a atenção da sociedade sobre a importância do autoexame para a prevenção do câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Diversas são as causas relacionadas à doença, como envelhecimento, vida reprodutiva, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, dentre outros.
A cerimônia de abertura e as palestras ocorreram na ACSP (Rua Boa Vista, 51, Centro Histórico). A Celebração contou a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, durante a manhã também ocorreu palestras sobre “A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama” com o Dr. Carlos Alberto Ruiz, mastologista, ginecologista e obstetra, e da Dra. Luciana Telles Ferri, psicóloga, psico-oncologista e especialista em psicologia hospitalar, que palestrou sobre “A saúde mental de pacientes pós-tratamento”.
A presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, que acompanhou de perto toda a ação, ressaltou a importância da parceria entre os conselhos. “No CMEC estimulamos o desenvolvimento e o crescimento de cada uma das mulheres. Mais do que isso, estamos sempre unidas e de mãos dadas em todos os sentidos, principalmente para conscientizar e informar tantas mulheres sobre o câncer de mama”, disse.