CULTURA E SUSTENTABILIDADE

Promovemos atividades em consonância com os programas de responsabilidade social, colaborando com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Organizamos ações culturais, como o Prêmio Tarsila do Amaral, e sociais, como a Campanha do Agasalho e a Campanha do Dia da Criança.

ECONOMIA CRIATIVA

A economia criativa valoriza o capital humano. Hoje, a criatividade é um dos principais ativos do trabalhador. Inovação, pioneirismo e geração de valor para um produto ou serviço são características da economia criativa. Cultura, consumo, mídia e tecnologia são áreas que compõem a economia criativa. Acompanhe no nosso Blog exemplos de economia criativa que o CMEC Mulher apoia em todo o Brasil.

CAMPANHAS

CAMPANHA DO AGASALHO

A Campanha do Agasalho é uma ação anual do CMEC para a arrecadação de doações e distribuição a entidades sociais.


Mais de 150 mil pessoas já foram beneficiadas com as doações da campanha com agasalhos, cobertores, roupas em geral, sapatos e meias, além de dinheiro para a compra de itens novos.


A Campanha do Agasalho acontece desde 2021 sempre com o objetivo de solidariedade e ajuda ao próximo.

SAIBA MAIS

CAMPANHA DO AGASALHO 2023

CAMPANHA DO AGASALHO 2022

DIA DA CRIANÇA

O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura promove desde 2020 a Campanha do Dia das Crianças. A ação tem como objetivo levar cultura e alegria a milhares de crianças. O foco principal da campanha é a arrecadação de livros que são fundamentais para estimular a leitura e evitar que as crianças passem tanto tempo em telas. Outros itens como brinquedos e roupas em bom estado também poderão ser doados. O edifício-sede da Associação Comercial e nas 15 Sedes Distritais da entidade, na capital paulista, em estabelecimentos comerciais, escolas e até condomínios funcionarão como postos de arrecadação. SAIBA MAIS

DIA DA CRIANÇA 2019

PRÊMIO TARSILA DO AMARAL PARA MULHERES EMPREENDEDORAS

O Prêmio Tarsila do Amaral foi criado em 2019 para homenagear as mulheres empreendedoras nas áreas da cultura e da arte, além de incentivar e promover o empreendedorismo entre as mulheres. A próxima edição será em novembro de 2021.
“Conectados e caminhando em sintonia, o empreendedorismo feminino e a cultura oferecem condições ideais para que ambos se desenvolvam e floresçam. A cultura, quando associada ao empreendedorismo, promove as pessoas, amplia os negócios e consolida a cidadania”, ressalta Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC.
Em 2019, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, recebeu o prêmio na Categoria Empreendedorismo. Na na Categoria Arte e Cultura, a homenageada foi Beatriz Mendes Gonçalves Pimenta Camargo, primeira mulher a assumir a direção do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Elas foram reconhecidas como exemplos de empreendedorismo e cultura. Além disso, a atriz Eva Wilma recebeu uma homenagem especial.
Na edição 2020, as homenageadas foram Nina Silva, em Economia; Monica Monteiro, em Comunicação; Fernanda Feitosa, em Cultura; Andreza Chagas, em Moda; e Ilana Trombka, em Políticas Públicas. Todas receberam o Prêmio Tarsila do Amaral - Empreendedora Revelação, criado em 2020, voltado a reconhecer mulheres empreendedoras que desenvolvem projetos diferenciados e transformadores.



Os projetos foram selecionados pelo Juri e votados pelo público. Todos têm na sua essência e em sua orientação os valores básicos do empreendedorismo, como inovação, gestão e capacidade de transformação social.
Em 2019, na Categoria Empreendedorismo, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, recebeu o prêmio. Já na Categoria Arte e Cultura, a homenageada foi Beatriz Mendes Gonçalves Pimenta Camargo, primeira mulher a assumir a direção do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Elas foram reconhecidas como exemplo de empreendedorismo e cultura. Além disso, a atriz Eva Wilma recebeu uma homenagem especial.

SAIBA MAIS SOBRE O PRÊMIO TARSILA DO AMARAL

Prêmio Tarsila 2019 homenageou Eva Wilma

Helena Trajano, do Magazine Luiza, recebeu o prêmio na Categoria Empreendedorismo

Tarsilinha, sobrinha-neta da artista, com Beatriz Mendes Camargo, primeira mulher a dirigir o MASP, que foi homenageada