#Sem categoria

Educação financeira: bom para os negócios e para a sua saúde

10 de agosto de 2022

Empreender com sucesso exige muito mais de que uma ótima ideia e um produto ou serviço de qualidade. Pesquisas demonstram que a grande maioria dos pequenos negócios fecha por falta de educação financeira dos empreendedores. Aliás, não saber administrar o dinheiro é a principal causa do enorme endividamento das famílias brasileiras. Ou seja, quando não conseguimos controlar ganhos e gastos na vida pessoal, levamos isso também para os negócios. 

O descontrole financeiro não afeta apenas o bolso, mas também a saúde por meio de doenças e distúrbios tais como crises de ansiedade, enxaquecas e até depressão. Além disso, influi nos relacionamentos e na produtividade. Isto é, a falta de tranquilidade por conta das dívidas prejudica a nossa condição física e o nosso estado emocional. 

Esse é um tema tão importante para o empreendedorismo feminino, que é um dos pilares para o qual temos um olhar especial aqui no Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura – CMEC. Seja por meio de cursos de capacitação ou por parcerias com instituições de orientação financeira, como a Boa Vista.  “Educar financeiramente as mulheres vai contribuir na diminuição do endividamento e da inadimplência das empreendedoras, afirma a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.  “Desse modo é que conseguiremos garantir o desenvolvimento sustentável de cada negócio”, frisa. 

Mas afinal, o que é educação financeira? 

O princípio básico é entender que não se pode gastar mais do que se ganha. Porém, quando falamos em empreendedorismo ele engloba também uma série de conceitos e ferramentas de gestão. Entre eles, emissão de notas fiscais e boletos, controle de contas a pagar e a receber, planejamento de custos, fluxo de caixa, projeção de vendas e análise do faturamento. Conhecimentos que ajudarão você a tomar as melhores decisões. 

Melhorando seu comportamento financeiro 

No entanto, a boa gestão das suas finanças pessoais já é um importante passo a ser dado. Afinal, o grande e fatal erro que geralmente é cometido por quem abre um negócio é pagar contas pessoais com dinheiro da empresa. Por isso, separamos algumas dicas para você. 

Mudança de hábitos 

Às vezes temos tantos desejos reprimidos por falta de condições financeiras que quando entra um dinheirinho a mais a gente já pensa em como usá-lo. Aqui vale refletir se é um desejo ou necessidade. Não é que a gente não mereça, de vez em quando, nos dar aquele agradinho. Sim, mereceremos! Porém, quando os recursos são limitados, precisamos planejar inclusive nossos sonhos. Isto é definir prioridades. A regra vale também para os negócios.

Comprar com sabedoria 

O consumo consciente é um grande aliado para que você não dê o passo maior que a perna, ou melhor, que o bolso. Então, faça pesquisas de preços e analise quais meios de pagamento são viáveis. Outra dica é evitar os lançamentos, espere passar a onda que o preço do produto com certeza vai melhorar. 

Evite desperdícios 

Aqui vale de tudo: água, energia elétrica e até alimentos. Afinal, todo desperdício acaba em despesas a pagar. Práticas simples do cotidiano, como tirar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estão em uso, por exemplo, podem fazer grande diferença no fim do mês. 

Empréstimos desnecessários 

Nem sempre você vai conseguir evitar pedir dinheiro emprestado para quitar dívidas. Porém, tenha muito cuidado para não entrar em uma dívida maior ainda. Inclusive esse é também um grande desafio nos negócios. Por isso, o CMEC firmou por meio de seu Programa de Crédito uma série de parcerias com instituições financeiras com objetivo apoiar as empreendedoras na hora de adquirir empréstimos.  “Nós acreditamos no crédito com orientação”, afirma Ana Claudia. 

Na trilha da educação financeira 

Ninguém nasce sabendo gerenciar uma empresa, então busque aprender alguns conceitos básicos de finanças. Tais como, fluxo de caixa, balanço patrimonial, planejamento financeiro, entre outros. Para isso, você pode contar com os cursos oferecidos pela FACESP Mulheres. Uma parceria entre o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), Instituto Êxito e o SEBRAE-SP

COMPARTILHE