#Prepare-se

Tire o desperdício do seu dia a dia com pequenas atitudes e economize

3 de agosto de 2022

Você sabia que o desperdício pode ser um grande vilão para o seu negócio? E que ele pode estar em qualquer ramo de atividade? Ou seja, no comércio de alimentos, numa loja, em um salão de beleza e até mesmo em um escritório. Afinal, uma torneira pigando pode aumentar muito os seus custos mensais. 

No entanto, além das perdas financeiras e da saúde do seu negócio, o desperdício também afeta a saúde do planeta. Isto é, provoca mais geração de lixo e maior uso dos recursos naturais. Além disso, o consumidor está mais consciente e exigente. Pesquisas apontam que o cliente está mais engajado, valoriza e se identifica com marcas que adotam práticas sustentáveis. 

O combate ao desperdício pode acarretar alguma necessidade de investimento. Porém, o custo-benefício vale a pena. Faça um planejamento das obras necessárias e dos equipamentos a serem substituídos por outros de melhor eficácia. 

Atitudes simples podem evitar o desperdício 

Mas vamos falar de algumas atitudes simples que você pode tomar no seu dia a dia e evitar o desperdício de dois dos principais recursos: água e energia elétrica. 

Água 

 É o recurso mais precioso e de grande impacto para o meio ambiente e para os negócios. Afinal, sem água não há energia, nem insumo para a produção de produtos, bens e serviços. Aqui também ocorrem as tais perdas “invisíveis”. Ou seja, de pingo em pingo se perde uma caixa d’água. 

Pequenos vazamentos muitas vezes só são percebidos depois de muito desperdício. É aquele fio de água que fica escorrendo pelo vaso sanitário e ninguém se dá conta. Ou mesmo pelo sifão embaixo de uma pia. Afinal, quem no dia a dia, sem olhos treinados, vai perceber? Procure usar equipamentos que controlam melhor a vazão de água. Eles vão de vasos sanitários a torneiras inteligentes. 

Energia elétrica 

Muitas vezes imperceptível, o desperdício de energia elétrica pode aumentar os chamados custos fixos. Procure usar lâmpadas de LED, que são mais econômicas. Além disso, lembre-se que cores mais claras de paredes diminuem a carga necessária de iluminação artificial. 

Outra coisa importante: evite deixar luzes acesas em ambientes que não estão sendo usados. Ao encerrar o expediente, verifique se desligou as luzes e todos os aparelhos eletrônicos. Inclusive do modo stand-by. Mantenha ligados apenas lâmpadas e equipamentos estritamente necessários. Faça revisões preventivas regulares das instalações elétricas para detectar “fugas” de energia. 

Para ter sucesso, uma empreendedora dever estar atenta e atualizada a tudo que se refere ao seu empreendimento. Todavia, a redução de custos também passa pelo gerenciamento de resíduos sólidos e desperdício de alimentos. Assuntos que também trataremos aqui.  

COMPARTILHE