#Sem categoria

Crédito: um dos principais desafios do empreendedorismo feminino

11 de agosto de 2022

O acesso a crédito é um dos principais desafios da mulher empreendedora. Embora sejam maioria entre os empreendedores existentes no país, ou seja, 30 milhões do total de 52 milhões, as mulheres têm mais dificuldade em conseguir empréstimos e financiamentos. 

Os dados são de pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2020, em parceria com o Sebrae e com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ). O estudo classifica o Brasil como o sétimo país do mundo com o maior número de mulheres empreendedoras. 

“Não há oferta de crédito suficiente para empreendedoras. As que existem quase nunca chegam a quem necessita”, analisa Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura – CMEC da Associação Comercial de São Paulo. 

Se for possível, evite  

O melhor dos mundos, no entanto, especialmente para as pequenas empreendedoras, é evitar situações que as levem a necessitar de crédito para quitar dívidas. Contudo, gerenciar bem as finanças da empresa requer educação financeira. E o princípio básico é não gastar mais do que se ganha. Aqui vale lembrar que compras com cartão de crédito e limite de cheque especial são formas de financiamento. 

Responsáveis pelo sustento da família 

O estudo demonstra que 44% das mulheres são chefes de família e 85% são responsáveis pelas decisões de compra em suas casas. Ou seja, têm o negócio como única fonte de renda para o sustento da família. Daí a importância de fortalecer o empreendedorismo feminino por meio de acesso a crédito, políticas públicas e capacitação. 

Para Ana Claudia, o mercado de trabalho e o cenário empreendedor ainda refletem as desigualdades da sociedade, que aos poucos começam a sentir mudanças estruturais rumo à liberdade financeira feminina. “O dinheiro não pode ser tratado como algo masculino, mas como uma ferramenta que vai trazer nossa liberdade.” 

Crédito para crescer 

Pensando nessa liberdade financeira feminina e na escassez de crédito no mercado, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura lançou o Programa de Crédito para Mulheres. O objetivo apoiar as empreendedoras na hora de adquirir empréstimos. Bem como auxiliar a empreendedora a crescer ainda mais o seu negócio. 

Para isso, firmou parcerias com a ACCredito, fintech de crédito da ACSP, o Banco Pérola, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), o Sicoob Regional e a Credisan Regional. Com isso, a empreendedora pode contar com diversas opções de crédito e condições especiais que se encaixam às suas necessidades. 

“A manutenção e a extensão dessa parceria farão um bem enorme a todas as mulheres. Nós precisamos nos fortalecer para conquistarmos o espaço que merecemos”, afirma Ana Claudia. 

Educação financeira 

O Programa de Crédito prevê também ações educacionais. Para isso, o CMEC firmou convênio com a Boa Vista para orientar empreendedoras por meio de cursos de educação financeira e gestão de orçamento doméstico. Ou seja, uma parceria que vai contribuir também para a diminuição do endividamento e da inadimplência das mulheres. “Acreditamos no crédito com orientação. Desse modo é que conseguiremos garantir o desenvolvimento sustentável de cada negócio”, analisa Ana Claudia. 

Crescer requer planejamento, crédito consciente e educação financeira para tomadas de decisão corretas! 

COMPARTILHE